NEWTON VALÉRIO VERBISCK concluiu o Doutorado em Ciências pelo Departamento de Micro, Imuno e Parasitologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em outubro de 2002. Realizou pós-doutoramentos no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (LICR) de 2003 a 2007 e no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) de 2007 a 2008. Foi Professor Adjunto I em Biologia Celular e Molecular no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), de Maio de 2008 a Maio de 2009. Atualmente é Pesquisador A da EMBRAPA Gado de Corte, em Campo Grande-MS, atuando na área de proteômica em saúde animal. Desde 2014 é Professor Colaborador do curso de Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande-MS, ministrando disciplina de Espectrometria de Massas MALDI-TOF aplicada à Biotecnologia e Biodiversidade.
Desenvolvimento de métodos e produtos para diagnóstico e terapêutica em saúde animal empregando proteômica e espectrometria de massas.
ADAM23, ADAMs, Adesão e Migração Celular, Amastigota, Amastigote, Amastigote antigens, Antígeno de superfície, Biofármacos, Bioinformatics, Biologia Estrutural, Biologia celular, Bioquímica, Biotecnologia, Breast Cancer, Breast tumor, Brucelose, Cancer, Cancer genetics, Carcinoma colorretal, Cell adhesion, Cell adhesion and migration, Cell invasion, Chromosome specific marker, Clinical diagnostic, Confocal microscopy, Câncer, Câncer de Mama, Células CHO, Diagnóstico, Distribuição genômica, Doenças tireoideanas, Downregulation, ELISA, Eletroforese bidimensional, Epigenetics, Epigenomics, Espectrometria de Massas, Estudo clínico, Expressed sequence tag, Expressão em células de mamífero, Expressão gênica diferencial, Fator IX humano, Gene Regulation, Gene therapy, Genoma, Genomics, Genética do Câncer, Genômica, Gliomas, Immuno-electron microscopy, Integrin Activation, Invasive growth, Linkage group, MALDI-TOF, MALDI-TOF/TOF, MDA-MB-435, Major surface glycoprotein, Mammal cell expression, Marcadores moleculares, Metabolomics, Metastasis, Metastasis Suppressor Gene, Methylation, Metilação, Metástase, Monoclonal antibodies, PCR quantitativo, Polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), Polymorphism, Prevenção e tratamento, Proteomics, Proteína recombinante, Proteínas, Proteômica, Purificação de proteínas, RNA interference, RNAi, Recombinant protein, Regulação gênica, Repetitive sequence, SMARs, Sanidade Animal, Saúde humana, Scrapie, Sequenciamento de peptídeos, Stem cells, Surface antigen, Surface antigens, Terapia gênica, Terapia molecular, Tireóide, Transcriptomics, Trypanosoma cruzi, Trypomastigote, Tuberculose, Vero cells, Yeast artificial chromosome contig, adesão celular, anoikis, apoptose, cDNA, gp85/sialidase, interspersed repetitive DNA, melanoma, miRNA, microRNAs, non coding RNAs, regiões não traduzidas (UTRs), retroelement insertion, shRNA, siRNA e subtelomeric region
Com Alessandra Corallo Nicacio, Alexandra Rocha de Oliveira, Andrea Alves do Egito, Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Eriklis Nogueira, Fabiane Siqueira, Flabio Ribeiro de Araujo, Gelson Luis Dias Feijo, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Gracia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos, Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, Marlene de Barros Coelho Caviglioni, Maxwell Parrella Andreu, Paula de Almeida Barbosa Miranda, Paulo Henrique Duarte Cancado, Pedro Paulo Pires, Renato Andreotti e Silva, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros, Thais Basso Amaral e Vanessa Felipe de Souza.
Com Fabiane Siqueira, Marlene de Barros Coelho Caviglioni e Rodrigo da Costa Gomes.
Com Andrea Alves do Egito, Flabio Ribeiro de Araujo, Lenita Ramires dos Santos, Paulo Henrique Duarte Cancado e Vanessa Felipe de Souza.
Com Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo da Costa Gomes e Valdemir Antonio Laura.
Com Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Roberto Giolo de Almeida, Rodiney de Arruda Mauro, Rodrigo da Costa Gomes e Valdemir Antonio Laura.
Com Flabio Ribeiro de Araujo, Gisele Olivas de Campos Leguizamon e Lenita Ramires dos Santos.
Com Flabio Ribeiro de Araujo, Gisele Olivas de Campos Leguizamon e Lenita Ramires dos Santos.
A Salmonella é uma bactéria que afeta animais e humanos. O principal nicho deste patógeno é o intestino de animais de produção e seres humanos. Galinhas e frangos infectados com muitos dos sorovares de Salmonella não demonstram sinais clínicos, embora alberguem o agente. Entretanto, quando seres humanos consomem ovos e ou a carne de aves contaminadas podem ter graves gastroenterites.Dentre os sorovares que são considerados um risco à saúde se destacam a Salmonella Heidelberg, a Salmonella Enteritidis e a Salmonella Typhimurium. Estes sorovares, além de causarem prejuízos à saúde animal e humana, são alvos de barreiras sanitárias e acarretam graves impactos na economia.A identificação de aves portadoras é requisito na prevenção da enfermidade em seres humanos e no controle no campo. Assim, o desenvolvimento de ferramentas que possam assegurar a identificação rápida e precisa deste micro-organismo em produtos de origem avícola é fundamental para o avanço na comercialização.Este projeto tem o objetivo de desenvolver uma metodologia com base em PCR em tempo real para diferenciação de Salmonella Heidelberg, Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium em amostras de origem avícola. Adicionalmente, visa estudar a dinâmica de infecção das aves e a consequente contaminação de ovos com cepas brasileiras.
Com Fabiane Siqueira, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva e Renato Andreotti e Silva.
Problemas sanitários são frequentemente limitantes da produtividade da pecuária de corte brasileira e demandam intenso uso de insumos químicos em tratamentos nem sempre muito eficazes, especialmente na criação de bovinos com alto percentual taurino. Entre as principais causas sanitárias de perdas produtivas em bovinos está o carrapato, ectoparasita distribuído em todo território brasileiro e que provoca diminuição de desempenho pelo hematofagismo, desvalorização do couro, altos gastos com insumos e a transmissão dos agentes etiológicos da tristeza parasitária bovina (TPB). A ferramenta principalmente utilizada para o combate do carrapato são os produtos químicos carrapaticidas, mas seu uso intenso e inadequado tem levado as populações de carrapatos a tornarem-se resistentes e os tratamentos ineficazes. Neste sentido, o direcionamento genético da sanidade de bovinos de corte pode ser amplamente impactado pelo desenvolvimento de testes genômicos capazes de identificar animais resistentes às principais enfermidades de bovinos. Outras duas enfermidades que também causam grande prejuízo na criação de raças taurinas são a Ceratoconjutivite Bovina Infecciosa e o Carcinoma de Células Escamosas Ocular. A presente proposta busca o avanço do conhecimento sobre os mecanismos de resistência e o desenvolvimento de estratégias e de testes genômicos para selecionar bovinos de raças taurinas puras e cruzadas com zebuínos mais resistentes a carrapatos, agentes da tristeza parasitária, ceratoconjuntivite e ao carcinoma ocular. Para atingir esse objetivo serão integradas as competências e estruturas de Associações de raças conveniadas a Embrapa Pecuária Sul (Associações Brasileira de Hereford e Braford e de Angus e Conexão Delta G) por meio de seus criadores, técnicos e rebanhos, e da Embrapa, através de seus pesquisadores, conhecimentos, infraestrutura instalada e parcerias, especialmente as iniciativas envolvendo sanidade, imunologia e genética das Embrapas Pecuária Sul, Gado de Corte, Gado de Leite, Informática Agropecuária, Pecuária Sudeste e Recursos Genéticos e Biotecnologia. O projeto conta também com a participação das seguintes instituições: Deoxi Biotecnologia LTDA, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade da Região da Campanha, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e USDA-ARS.
Com Gracia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos, Liange de Oliveira Diehl e Marlene de Barros Coelho Caviglioni.
Com Cleber Oliveira Soares, Flabio Ribeiro de Araujo, Liange de Oliveira Diehl e Maria Goretti dos Santos.
A brucelose e a tuberculose bovinas são zoonoses importantes, pois colocam em risco a saúde não somente dos rebanhos mas também podem afetar a população que consome produtos de origem animal. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a necessidade de definir uma estratégia de controle da brucelose e da tuberculose e, a partir de 2001, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT). Além dessas doenças, bactérias do gênero Salmonella e ainda Escherichia coli, estão frequentemente associadas a casos de infecções gastrointestinais por consumo de carne contaminada, com ocorrência mundial. Recentemente foi relatada a ocorrência dessas bactérias em carne bovina proveniente de abatedouros brasileiros. O diagnóstico inequívoco de doenças determinadas por bactérias requer o isolamento e a identificação dos agentes etiológicos, porém o custo dos procedimentos pós-cultivo é alto. A espectrometria de massas MALDI-TOF vem sendo cada vez mais empregada para a identificação de microrganismos, desde vírus e bactérias até leveduras e fungos, sendo uma técnica molecular rápida, de larga-escala e de relativo baixo custo. A análise de uma amostra pode ser feita em apenas 8 minutos a um custo estimado de 2,3 dólares. Essa técnica pode tornar-se um método de diagnóstico rápido, de alta sensibilidade e especificidade e uma ferramenta que pode ser futuramente incluída no PNCEBT do Mapa, para triagem e diagnóstico post mortem , para as doenças bovinas acima expostas. Assim, o projeto visa desenvolver essa metodologia para a detecção dos agentes etiológicos de brucelose e tuberculose bovinas, bem como de bactérias contaminantes da carne, tais como Salmonella e E. coli, relevantes para a produção pecuária no país.
Com Fernando Alvarenga Reis, Jacqueline Cavalcante de Barros, Lenita Ramires dos Santos, Marlene de Barros Coelho Caviglioni e Renato Andreotti e Silva.
Com Flabio Ribeiro de Araujo, Gracia Maria Soares Rosinha e Lenita Ramires dos Santos.
Com Ademilson da Silva Oliveira, Alessandra Corallo Nicacio, Andrea Alves do Egito, Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Celso Dornelas Fernandes, Davi Jose Bungenstab, Elcione Ramos Simplicio, Everson Wolff Silva, Fabiane Siqueira, Gelson Luis Dias Feijo, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Gilson Picinin da Silva, Gracia Maria Soares Rosinha, Guilherme Cunha Malafaia, Janaina Paula Marques Tanure, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Karem Guimaraes Xavier Meireles, Lenita Ramires dos Santos, Leondre de Oliveira Santos, Lucia Gatto, Lucimara Chiari, Manuel Claudio Motta Macedo, Margarida Maria de Figueiredo Pinheiro, Marlei de Souza Vicente, Paulo Henrique Duarte Cancado, Paulo Henrique Nogueira Biscola, Pedro Paulo Pires, Ramiro Bernardo da Silva Filho, Renato Andreotti e Silva, Roberto Giolo de Almeida, Roberto Marostica, Rodrigo Amorim Barbosa, Rodrigo Carvalho Alva, Rodrigo da Costa Gomes, Ronney Robson Mamede, Sandro Silvio Pinheiro, Teste da Silva, Valdemir Antonio Laura e Vanessa Felipe de Souza.
Última atualização em 18/07/2024 11:33:41.