ACARICIDAS, Acabamento, Allium sativum, Analise de ligacao, BSE, Bezerro, Boophilus - controle, Borrego, Bos indicus, Bos taurus, Bovino, CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS, CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS, Características de carcaça, Caracu, Carcass, Carcaça, Carne, Carne bovina, Carrapato, Casca de soja, Castração, Concentrado, Confinamento, Consumo, Controle estratégico, Cruzamento, Demanda, Desempenho animal, Desossa a quente, Digestibilidade, Disequilibrio de ligacao, ENDECTOCIDAS, Electrical stimulation, Eletroestimulação, Engorda, Entalpia, Estabilidade térmica, Fontes energéticas, Fontes protéicas, Gado de corte, Genetica animal, Genotipagem, Gordura, Grupos genéticos, Hamatobia irritans - controle, Helminto - controle, Heterose, Idade de abate, MARBLING, Maciez, Mamote, Marcador molecular, Maturação, Meat, Mercado, Microarray, Milho, Músculo, NELORE, Novilha, Novilho, Novilhos, Nutrição, Nível de concentrado, Osso, Ovino, PALATABILITY, PASTURE, PRNP, PRODUÇÃO DE CARNE, Pastagem, Pecuária de corte, Produção de gás, Qualidade, Rendimento, Rendimento de carcaça, Reprodução, SNP, SNP chip, Sabor, Sanidade, Scrapie, Silagem, Silagem de mombaça, Silagem de sorgo, Sistema de produção, Sorgo, Subprodutos, Suculência, Suplementação, TENDERNESS, Tecido conjuntivo, Uréia, Vacas, Vacas de Descarte, Verminose, Vitelo, bovinos de corte, cama de frango, cruzados, custos, economia rural, eficiência, ganho de peso, lipídios, marmoreio, pH, polimorfismo, prion, qualidade carcaça, qualidade da carne e ultrassom
Com Alessandra Corallo Nicacio, Alexandra Rocha de Oliveira, Andrea Alves do Egito, Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Eriklis Nogueira, Fabiane Siqueira, Flabio Ribeiro de Araujo, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Gracia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos, Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, Marlene de Barros Coelho Caviglioni, Maxwell Parrella Andreu, Newton Valerio Verbisck, Paula de Almeida Barbosa Miranda, Paulo Henrique Duarte Cancado, Pedro Paulo Pires, Renato Andreotti e Silva, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros, Thais Basso Amaral e Vanessa Felipe de Souza.
Com Alexandre Romeiro de Araujo, Davi Jose Bungenstab, Eriklis Nogueira, Guilherme Cunha Malafaia, Lidiamar Barbosa de Albuquerque, Luiz Antonio Dias Leal, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Marta Pereira da Silva, Roberto Giolo de Almeida, Rodiney de Arruda Mauro, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros e Valdemir Antonio Laura.
Com Camilo Carromeu, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Eriklis Nogueira, Marcelo Castro Pereira, Pedro Paulo Pires, Rodrigo Carvalho Alva, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros e Vanessa Felipe de Souza.
Com Alexandre Romeiro de Araujo, Diego Barcelos Galvani e Fernando Alvarenga Reis.
O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) que contribua para recuperação de áreas de pastagens degradadas mediante melhoria da qualidade do solo e viabilização do aumento da sustentabilidade econômica e ambiental da produção de ovinos no bioma Cerrado. A solução proposta constitui-se em sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) com cultivo consorciado de milho, feijão-guandu BRS Mandarim e capim BRS Tamani. O sistema envolve todas as fases do ciclo de produção (cria, recria e engorda), sendo delineado para melhorar as características do solo, ofertar forragem de qualidade aos animais e reduzir a pressão de pastejo no período seco, prevenindo a exposição do solo e a degeneração da pastagem.
Com Andrea Alves do Egito, Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Eriklis Nogueira, Fabiane Siqueira, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Juliana Correa Borges Silva, Rodrigo da Costa Gomes e Vanessa Felipe de Souza.
Com Alexandre Romeiro de Araujo, Denise Baptaglin Montagner, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Rodrigo Amorim Barbosa, Rodrigo da Costa Gomes e Valeria Pacheco Batista Euclides.
Com Davi Jose Bungenstab, Fernando Alvarenga Reis e Jose Alexandre Agiova da Costa.
Com Alexandra Rocha de Oliveira, Flabio Ribeiro de Araujo e Guilherme Cunha Malafaia.
Com Davi Jose Bungenstab, Fernando Alvarenga Reis, Jose Alexandre Agiova da Costa e Thais Basso Amaral.
Com Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Newton Valerio Verbisck, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo da Costa Gomes e Valdemir Antonio Laura.
Com Andrea Alves do Egito, Eriklis Nogueira, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, Rodrigo da Costa Gomes e Thais Basso Amaral.
O projeto tem como objetivo a caracterização dos sistemas produtivos, validação e a adoção de soluções tecnológicas para promover ganhos incrementais na produção de carne ovina e caprina. Nesse contexto, promove ações de capacitação de multiplicadores, avaliação de impactos socioeconômicos e validação de tecnologias em Unidades Técnicas de Referência no Ceará e Mato Grosso do Sul, possibilitando subsídios para desenvolvimento de modelos que atendam às especificidades de cada sistema de produção adaptados as diferentes regiões brasileiras.
Com Eriklis Nogueira, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Luiz Orcirio Fialho de Oliveira e Rodrigo da Costa Gomes.
O projeto tem como objetivo a caracterização dos sistemas produtivos, validação e a adoção de soluções tecnológicas para promover ganhos incrementais na produção de carne ovina e caprina. Nesse contexto, promove ações de capacitação de multiplicadores, avaliação de impactos socioeconômicos e validação de tecnologias em Unidades Técnicas de Referência no Ceará e Mato Grosso do Sul, possibilitando subsídios para desenvolvimento de modelos que atendam às especificidades de cada sistema de produção adaptados as diferentes regiões brasileiras.
Com Edson Espindola Cardoso, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Guilherme Cunha Malafaia, Haroldo Pires de Queiroz, Mariana de Aragao Pereira, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.
Com Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Newton Valerio Verbisck, Roberto Giolo de Almeida, Rodiney de Arruda Mauro, Rodrigo da Costa Gomes e Valdemir Antonio Laura.
Com Edson Espindola Cardoso, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Guilherme Cunha Malafaia, Haroldo Pires de Queiroz, Mariana de Aragao Pereira, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.
Com Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo da Costa Gomes e Sergio Raposo de Medeiros.
Ultimamente, diversas alianças mercadológicas têm sido criadas no Brasil, com o objetivo de consolidar novas formas de comercialização de carne bovina com base na produção de animais dentro de critérios técnicos que permitam a produção de carne de qualidade e, por isso, mais valorizada. Entretanto, um dos desafios dessas alianças é obter a eficiência biológica necessária para tornar a atividade viável economicamente. Desta forma, o objetivo do projeto é avaliar a integração entre diferentes estratégias de suplementação a pasto, na fase de recria, e de diferentes grupos genéticos sobre o desempenho, a eficiência biológica e econômica e a qualidade da carne de bovinos produzidos sob o sistema precoce, com terminação em confinamento. Ao longo do estudo, duas safras de novilhos e novilhas cruzadas com variados graus de sangue Nelore, Caracu, Canchim, Braford e Angus serão recriadas em pasto de capim Marandu e posteriormente terminadas em confinamento. Durante a recria a pasto, diferentes estratégias de suplementação serão avaliadas, com especial foco no uso do antibiótico virginiamicina em suplementos proteicos de seca e em mistura mineral de águas. Sendo os animais posteriormente submetidos ao mesmo regime de confinamento, os resultados destas diferentes estratégias poderão ser então comparados sob uma visão integrada das fases de recria e de terminação e sob à luz de aspectos econômicos e da qualidade da carne produzida. Ao final do estudo, espera-se disponibilizar recomendações de suplementação na fase de recria e de grupo genético que permita a produção de carne de novilho precoce com custo da arroba produzida 10% menor que a média dos grupos avaliados. Posteriormente, possíveis interessados tais como Associação Sul-matogrossense de Produtores de Novilhos Precoce, associações das raças Caracu, Canchim, Braford e Brangus, empresas parceiras na área de nutrição animal e sistema Famasul-Senar, serão contatadas para divulgação dos resultados obtidos, por meio de palestras, documentos da série Embrapa, newsletter dos próprios parceiros.
O objetivo deste estudo é desenvolver uma metodologia de predição para qualidade da carne bovina via Espectroscopia de Infravermelho e Próximo (VIS-NIRS). Serão utilizados animais da raça Nelore e de cruzamentos entre raças de origem Bos indicus e Bos taurus, machos e fêmeas, totalizando 1,6 mil animais. A utilização de animais de diferentes sexos e composições genéticas será utilizada com o objetivo de criar um banco de dados com grande variabilidade para características de qualidade de carne e que permita a criação de curvas de calibração de VIS-NIRS, que melhor estimem a qualidade da carne, tanto de animais Nelore quanto de grupos heterogêneos de animais. Estas curvas poderão ser utilizadas no avanço de pesquisas com qualidade de carne, na coleta de fenótipos em larga escala e também na indústria como ferramenta de predição da qualidade da carne ainda na desossa e agregação de valor aos produtos.
Com Roberto Augusto de Almeida Torres Junior e Sergio Raposo de Medeiros.
Dentre os fatores que determinam a qualidade da carne estão os atributos organolépticos e, dentre esses, a maciez é o mais valorizado pelo consumidor. Em razão do clima predominante no Brasil, cerca de 80% do rebanho bovino é de gado Zebu ou de animais azebuados que, reconhecidamente, apresentam níveis inferiores de qualidade de carne, especialmente maciez, quando comparados com gado Bos taurus. Vários trabalhos indicam que a maciez da carne diminui com o aumento da proporção de Zebu nos animais. A existência de raças taurinas adaptadas abre perspectivas de se aumentar a proporção de Bos taurus nos animais, sem reduzir a adaptação às condições das regiões de clima tropical e subtropical, para produzir um produto que satisfaça aos anseios do mercado consumidor. Assim, é necessário avaliar estratégias de utilização de recursos genéticos para as várias regiões e os diversos sistemas de produção do País. Para isso, os cruzamentos são delineados de maneira a se avaliar a possibilidade de aumentar a proporção de taurino no animal sem reduzir a adaptação, utilizando-se diferentes raças adaptadas e não adaptadas. O objetivo é avaliar estratégias de utilização de recursos genéticos animais para produção eficiente de carne bovina de qualidade, em diferentes regiões do País. O projeto será desenvolvido nos estados de Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. Será avaliado o desempenho de cruzamentos envolvendo raças bovinas visando à obtenção de animais que sejam produtivos, precoces em acabamento e produtores de carne macia e de pele e couro de boa qualidade.
Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Fabiane Siqueira, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior e Sergio Raposo de Medeiros.
Com Fernando Alvarenga Reis, Guilherme Cunha Malafaia, Jose Alexandre Agiova da Costa, Mariana de Aragao Pereira e Websten Cesario da Silva.
Com Eriklis Nogueira.
Com Ademilson da Silva Oliveira, Alessandra Corallo Nicacio, Andrea Alves do Egito, Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Celso Dornelas Fernandes, Davi Jose Bungenstab, Elcione Ramos Simplicio, Everson Wolff Silva, Fabiane Siqueira, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Gilson Picinin da Silva, Gracia Maria Soares Rosinha, Guilherme Cunha Malafaia, Janaina Paula Marques Tanure, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Karem Guimaraes Xavier Meireles, Lenita Ramires dos Santos, Leondre de Oliveira Santos, Lucia Gatto, Lucimara Chiari, Manuel Claudio Motta Macedo, Margarida Maria de Figueiredo Pinheiro, Marlei de Souza Vicente, Newton Valerio Verbisck, Paulo Henrique Duarte Cancado, Paulo Henrique Nogueira Biscola, Pedro Paulo Pires, Ramiro Bernardo da Silva Filho, Renato Andreotti e Silva, Roberto Giolo de Almeida, Roberto Marostica, Rodrigo Amorim Barbosa, Rodrigo Carvalho Alva, Rodrigo da Costa Gomes, Ronney Robson Mamede, Sandro Silvio Pinheiro, Teste da Silva, Valdemir Antonio Laura e Vanessa Felipe de Souza.
Entre os fatores que provocam redução na produtividade do rebanho estão: flutuações qualitativas e quantitativas da pastagem, manejo inadequado, incidência alta de parasitos e de doenças infectocontagiosas e carências minerais provocando perdas por mortalidade e, principalmente, pela menor eficiência produtiva dos animais. Atualmente, o controle de parasitos é feito com o uso de produtos químicos que podem contaminar a carne com resíduos, bem como serem prejudiciais a organismos não-alvos. Devido à resistência aos antiparasitários, à ecotoxicidade e à presença de resíduos na carne, existe uma necessidade de encontrar sistemas alternativos para o controle dos parasitos. Durante o projeto, foi avaliada a eficácia de tratamentos homeopáticos, fitoterápicos e alopáticos contra ecto e endoparasitas no ganho de peso de novilhas durante a recria. Duas formulações homeopáticas (Homeo bovis Parasitário® e Fator C&MC®), uma de fitoterápico (torta de neem® e óleo de neem®) e uma de medicamentos alopáticos (moxidectina 10%®) associado a uma formulação acaricida contendo cypermetrina, clorpirifós e butóxido de piperonila® foram comparados com animais que não receberam nenhum tratamento. A contagem de ovos de nematódeos nas fezes (OPG), a infestação por mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), carrapato (Boophilus microplus) e a pesagem dos animais foram realizadas em intervalos de 28 dias. No primeiro ciclo foi coletado sangue para avaliar a resposta imune. Nenhum dos quatro tratamentos teve efeito na infestação por mosca-dos-chifres. Nos dois ciclos, o número médio de carrapatos foi baixo e apenas no primeiro foi significativamente menor no tratamento utilizando medicamentos alopáticos em relação aos demais. A média de OPG no tratamento alopático foi significativamente mais baixa que nos demais tratamentos nos dois ciclos experimentais. Não houve efeito dos quatro tratamentos na resposta imune das novilhas. Os animais do tratamento alopático ganharam entre 22 a 30 quilos de peso vivo a mais que os não tratados ou tratados com medicamentos homeopáticos ou fitoterápico. A análise de benefício/custo mostrou que os tratamentos antiparasitários estratégicos com endectocidas e acaricidas convencionais proporcionaram taxa de retorno por capital investido de 551%, enquanto que nos tratamentos alternativos variou entre -26% a 19%.
Com Fabiane Siqueira e Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva.
Com Carlo Cesar Simioli Garcia, Fabiane Siqueira, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Roberto Giolo de Almeida e Sergio Raposo de Medeiros.
Com Fabiane Siqueira e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.
Com Fabiane Siqueira, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Sergio Raposo de Medeiros e Valeria Pacheco Batista Euclides.
Última atualização em 12/12/2018 15:58:13.