Acari:Argasidae, Acaro, Agregação, Alimentaçao de carrapatos, Amadilha para carrapatos, Amazonas, Amblyomma, Amblyomma cajennense, Amblyomma cooperi, Amblyomma dubitatum, Amblyomma parvum, Amblyomma pseudoconcolor, Animais, Anocentor nitens, Argasidae, Artibeus, Biologia, Bonivo de corte, Boophilus microplus, Borrelioses, Bovicula caprae, Bovino, Brazil, CO2, Carrapatos, Ciclo biológico, Competicão intraespecífica, Constante Térmica, Densidade, Ecdise, Ecologia, Embriogênese, Embryogenesis, Epidemiologia, Epidemiologia Parasitária, Equino, Feral Pigs, Fêmeas, Gigantolaelaps, Global Research Agenda, Habronema muscae, Habronemose cutânea, Haemaphisalys leporispalustris, Haematopinus, Hemoparasitoses, Hipoboscidae, Host Relations, Host-relations, Impacto Ambiental, Ixodidae, Ixodideo, Ixodofauna, Ixodologia, Larva, Leopardus pardalis, Life Cycle, Linognathus africanus, Manaus, Marcadores biológicos, Network Research, Nhecolândia, Ninfas, Ornithodoros rostratus, Ornithodorus, Ozoctoceros bezoarticus, Pantanal, Pantanal Wetlands, Parasitologia, Peso, Phitiraptera, Porco Monteiro, Research Funding, Rhipicephalus sanguineus, Rickettisioses, Rickettsia rickettsii, Saúde pública, Stable fly, Stomoxys calcitrans, Taxonomia, Temperatura, Temperatures, Tick trap, Variação Geográfica, Veado Campeiro, Vida selvagem, anti-parasitários, biofuel, cana-de-açucar, caprino, cattle, conservação ambiental, controle, controle parasitário, dog, experimental, fase não parasitária, gado de corte, helmintiases, imersão, mosca-dos-estábulos, parasite ecology, piolho, população, protozooses, sistemas de produção, sobrevivencia, tick, ticks, umidade e zoonoses
Com Alessandra Corallo Nicacio, Alexandra Rocha de Oliveira, Andrea Alves do Egito, Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Eriklis Nogueira, Fabiane Siqueira, Flabio Ribeiro de Araujo, Gelson Luis Dias Feijo, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Gracia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos, Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, Marlene de Barros Coelho Caviglioni, Maxwell Parrella Andreu, Newton Valerio Verbisck, Paula de Almeida Barbosa Miranda, Pedro Paulo Pires, Renato Andreotti e Silva, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros, Thais Basso Amaral e Vanessa Felipe de Souza.
Com Andrea Alves do Egito e Antonio Thadeu Medeiros de Barros.
Com Andrea Alves do Egito e Antonio Thadeu Medeiros de Barros.
Com Andrea Alves do Egito, Flabio Ribeiro de Araujo, Lenita Ramires dos Santos, Newton Valerio Verbisck e Vanessa Felipe de Souza.
Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias e Rodrigo Carvalho Alva.
Surtos da mosca dos estábulos vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas sucroalcooleiras. Atualmente as atividades sulcroalcooleira e pecuária estão encontrando enormes dificuldades de crescimento em função dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes dos surtos de S. calcitrans. Os surtos desta mosca já atingem seis estados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os prejuízos diretos para o produtor de gado de corte são de aproximadamente 20%, enquanto para os produtores de leite o prejuízo chega aos 60% durante os surtos. Para as usinas os prejuízos são indiretos e difíceis de serem mensurados. Para solucionar o problema em curto prazo e, consequentemente, minimizar os surtos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma de monitoramento e alertas para surtos de forma automatizada. A plataforma de monitoramento será composta por um conjunto de sistemas interdependentes que vão proporcionar o processamento e análise de um grande número de amostras de forma rápida. O resultado das análises será o alerta para os surtos. Além da sua aplicação direta para o monitoramento da mosca-dos-estábulos, a tecnologia poderá ser adaptada para outras pragas, o que a torna aplicável à praticamente todas as culturas agrícolas e pecuárias. Espera-se, através do desenvolvimento dessa plataforma de monitoramento, promover ganhos de eficiência no controle da mosca-dos-estábulos e na prevenção dos surtos, levando à redução dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes da praga.
Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros e Luiz Orcirio Fialho de Oliveira.
O projeto previa a coordenação, sob a forma de uma aliança de países de todos os continentes, para o mapeamento das principais demandas de pesquisa sobre doenças infecciosas e parasitárias de animais - incluindo ainda peixes e abelhas – responsáveis por grandes prejuízos econômicos, e as infecções de animais com riscos para a saúde humana. O trabalho englobou, também, as doenças de animais selvagens identificados como reservatórios de infecções e as principais doenças infecciosas e parasitárias de humanos ou animais de produção. Além disso, visava priorizar e ofertar diretrizes e ações estratégicas para a formulação de políticas públicas consolidadas e comuns em sanidade animal para os países membros da aliança Star Idaz.Como resultados, a Aliança Star-Idaz desenvolveu diversos estudos e análises sobre as principais demandas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em doenças infecciosas e parasitárias de animais de produção no mundo (http://www.star-idaz.net/). Desenvolveu um banco de dados para veicular informações estratégicas para tomada de decisões na formulação de políticas públicas voltadas a saúde e defesa sanitária animal no mundo (http://www.star-idaz.net/?page_id=22).
Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros.
A mosca dos estábulos, Stomoxys calcitrans L. (Diptera: Muscidae) parasita especialmente equinos e bovinos e, em situações específicas, pode parasitar outros mamíferos inclusive o homem. Para a bovinocultura, os prejuízos diretos variam de 10 a 30% de redução no ganho de peso ou até 50% de redução na produção de leite. Pelo fato de possuir hábito alimentar intermitente, esta mosca também é descrita como vetor mecânico de algumas importantes enfermidades para bovinos e equinos. Surtos da mosca-dos-estábulos, S. calcitrans, vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas de cana-de-açúcar na região sul de Mato Grosso do Sul, que são frequentemente incriminadas pelos produtores locais como a fonte primária destes surtos. Através do projeto, foram determinados aspectos importantes sobre a biologia de S. calcitrans neste sistema agroecológico singular, informação necessária para o conhecimento preciso das reais causas dos surtos, o que possibilitará o desenvolvimento de programas de controle efetivos. O projeto viabilizou, ainda, a formação de agentes multiplicadores para a capacitação de técnicos sobre as tecnologias disponíveis no controle da mosca-dos-estábulos, além de possibilitar o avanço no conhecimento sobre a epidemiologia e aspectos sazonais desta praga e sua relação com a atividade sulcroalcooleira.
Com Ademilson da Silva Oliveira, Alessandra Corallo Nicacio, Andrea Alves do Egito, Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Celso Dornelas Fernandes, Davi Jose Bungenstab, Elcione Ramos Simplicio, Everson Wolff Silva, Fabiane Siqueira, Gelson Luis Dias Feijo, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Gilson Picinin da Silva, Gracia Maria Soares Rosinha, Guilherme Cunha Malafaia, Janaina Paula Marques Tanure, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Karem Guimaraes Xavier Meireles, Lenita Ramires dos Santos, Leondre de Oliveira Santos, Lucia Gatto, Lucimara Chiari, Manuel Claudio Motta Macedo, Margarida Maria de Figueiredo Pinheiro, Marlei de Souza Vicente, Newton Valerio Verbisck, Paulo Henrique Nogueira Biscola, Pedro Paulo Pires, Ramiro Bernardo da Silva Filho, Renato Andreotti e Silva, Roberto Giolo de Almeida, Roberto Marostica, Rodrigo Amorim Barbosa, Rodrigo Carvalho Alva, Rodrigo da Costa Gomes, Ronney Robson Mamede, Sandro Silvio Pinheiro, Teste da Silva, Valdemir Antonio Laura e Vanessa Felipe de Souza.
Última atualização em 18/12/2018 10:25:37.