Embrapa Gado de Corte
Guilherme Cunha Malafaia

Guilherme Cunha Malafaia

Grupo de Sistemas de Produção

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2111

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/2834228503391552

Embrapa Gado de Corte

Resumo

Possui graduação e pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (1994; 1995), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1998) e doutorado em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). É pesquisador classe A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte - CNPGC. É consultor senior do World Bank para análises de riscos no setor agropecuário mundial. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade de Caxias do Sul (Doutorado e Mestrado). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduacāo Stricto Sensu em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (Mestrado). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduaçāo em Gestāo e Produçāo Agroindustrial da Universidade Anhanguera / Uniderp (Mestrado). Sua linha de pesquisa tem um foco meso analítico, onde as formas de coordenação e as estratégias coletivas dos arranjos produtivos são elementos de estudo. É membro do corpo editorial e consultor ad hoc de vários periódicos internacionais e nacionais na area de Gestão de Agronegócios. Tem experiencia na area de Administração de Empresas, com ênfase em Agronegócios, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Eficiência e Competitividade de Cadeias Produtivas Agroindustriais, Cenários Prospectivos, Economia e Administração Rural, Análise e Avaliação de Projetos Agroindustriais, Análise de Riscos Agropecuários.

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas » Administração » Administração de Empresas

Palavras-chave

AGRONEGÓCIOS, Agronegocios, Agronegócio, Arranjos produtivos, CIENCIA E TECNOLOGIA, Cadeia produtiva, Carne bovina, Cenários Futuros, Colaboradores, Convenções, Coordenação, Desenvolvimento sustentável, Dialogos entre stakeholders, Economia, Economia das Convenções;, Empreededorismo, Estratégias, Finanças, Operações, Orçamento Empresarial, PECUÁRIA DE LEITE, Sistemas Agroalimentares Locais, Stakeholders, Teoria de redes, Treinamento, Vantagens Competitivas Sustentáveis e Visão Baseada em Recursos

Projetos

EMISSIONSMS

Inventário estadual de emissões de gases de efeito estufa pela bovinocultura de corte e uso e mudança do uso da terra

2022-2024

Com Paulo Henrique Nogueira Biscola.

CICARNE

Fortalecimento e Consolidação do Sistema de Inteligência Estratégica em Carne Bovina

2019-2023

Com Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Thais Basso Amaral.

MYBEEF

Convertido de: Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão e de métodos de coleta, análise de dados e monitoramento da pecuária na região Sul do Brasil

2019-2022

Com Filipe Toscano de Brito Simoes Correa e Mariana de Aragao Pereira.

BOVINSP

Modernização dos procedimentos de inspeção federal ante e post mortem aplicados em abatedouros frigoríficos de bovinos, com base em risco

2019-2022

Com Alexandra Rocha de Oliveira, Flabio Ribeiro de Araujo e Gelson Luis Dias Feijo.

CCN

Convertido de: Carne Carbono Neutro: estratégia de produção de carne sustentável e certificável para um mercado global

2019-2021

Com Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Gelson Luis Dias Feijo, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Newton Valerio Verbisck, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo da Costa Gomes e Valdemir Antonio Laura.

MYBEEF

Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão e de métodos de coleta, análise de dados e monitoramento da pecuária na região Sul do Brasil

2015-2019

Com Filipe Toscano de Brito Simoes Correa e Mariana de Aragao Pereira.

Uma plataforma interativa entre produtor e Embrapa: Mybeef é um importante passo na direção de geração de conhecimentos sobre territórios. O projeto busca organizar e disponibilizar conhecimentos sobre a cadeia produtiva da pecuária e desenvolver metodologias de coleta e processamento de dados de propriedades rurais que permitam a produção de indicadores de sustentabilidade e de informações úteis ao setor produtivo, por meio de uma  plataforma com interface Web que abrigue sistemas de fácil uso pelos produtores.O projeto abrange as seguintes ferramentas: O perfil do produtor, características gerais do sistema produtivo, indicadores de produtividade, questionários e modelos de simulação de custos de produção. Além disso, espera-se produzir boletins, periódicos com informações sobre a cadeia produtiva, website com um banco de dados com softwares nacionais sobre a pecuária de corte e leite, matriz de indicadores de sustentabilidade para a pecuária, software para análise econômica e ambiental, método para análise espaço-temporal de indicadores sociais, econômicos, ambientais e produtivos e uma plataforma para abrigar sistemas de apoio à decisão para a pecuária, tendo como público-alvo prioritário o produtor rural.O website será desenvolvido por meio de uma ampla rede de colaboradores, não só da Embrapa, como também de instituições parceiras como a Unipampa, UFRGS, Emater e o IFSul com os cursos de engenharia da computação, engenharia de produção, zootecnia e sistemas de informação.

CICARNE

Convertido de: FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA EM CARNE BOVINA – CICARNE

2019-2019

Com Edson Espindola Cardoso, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Gelson Luis Dias Feijo, Haroldo Pires de Queiroz, Mariana de Aragao Pereira, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.

MAXISEL

Elaboração de estratégias e índices de seleção aplicados em gado de corte com abordagem econômica e ambiental

2015-2018

Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Davi Jose Bungenstab, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Juliana Correa Borges Silva e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.

O projeto tem como foco a coleta e a geração/ampliação de bases de dados de raças zebuínas, taurinas, adaptadas e compostas visando à disponibilização de informações técnicas para identificar indivíduos geneticamente superiores para a produção sustentável de carne bovina, em sintonia com os sistemas de produção característicos de diferentes ecossistemas do País. Estratégias e ferramentas de identificação de genótipos superiores, estabelecidos junto aos selecionadores, devem estar inseridas em programas de melhoramento genético de bovinos de corte, com clara definição de objetivos e correta coleta de dados produzindo estimativas de valores genéticos de qualidade e possibilitando as práticas de seleção e acasalamento. Sendo assim, este projeto fará coletas de dados padronizadas e sistêmicas realizadas em duas vertentes. A primeira incluirá registros inerentes aos animais relativos aos pedigrees e às características de desempenho produtivo e reprodutivo, assim como a coleta de material biológico para extração de DNA que possibilitará a genotipagem dos animais para estudos com vistas à seleção genômica e estudos de associação de genômica ampla. A segunda vertente incluirá registros dos sistemas de produção considerando seus custos e receitas, assim como consumo de recursos naturais manufaturados ou não.

CONTROLMDC

Avaliação econômica do parasitismo e controle da mosca-dos-chifres em bovinos de corte

2015-2018

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa e Rodrigo Carvalho Alva.

INFOPEC

Gestão da informação e conhecimento referente as tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa e Instituições nacionais e internacionais para atender as demandas da bovinocultura de corte.

2014-2018

Com Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias, Davi Jose Bungenstab, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Nibia Queiroz de Paula Fuhrich, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.

O objetivo do projeto é promover a gestão da informação e do conhecimento referente a demandas e tecnologias da Embrapa e instituições de pesquisa nacionais e internacionais voltadas à bovinocultura de corte.

AGROPENSA

Consolidação do Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica – Agropensa

2013-2016

O Sistema Agropensa objetiva produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a Embrapa e instituições parceiras e fornecer subsídios à tomada de decisão dos setores público e privado. O Agropensa atua, ainda, no mapeamento e apoio à organização, integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias. Com essa estratégia, captura e prospecta tendências, identifica futuros possíveis e, assim, elabora cenários que permitam à agropecuária brasileira melhor se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades com foco em ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

REPROMAIS

Análise técnico-econômica do uso de protocolo de sincronização de ovulação e IATF para diminuição da estação de monta em fêmeas bovinas Nelore

2013-2015

Com Alessandra Corallo Nicacio, Eriklis Nogueira, Paula de Almeida Barbosa Miranda, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior e Sergio Raposo de Medeiros.

AGENDAPEC

Modelo de Análise Estrutural da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte no Brasil: subsídios para uma agenda de PD&I e TT

2012-2015

Com Edson Espindola Cardoso, Mariana de Aragao Pereira e Paulo Henrique Nogueira Biscola.

O estudo buscou propor e testar um método de diagnóstico e prospecção mesoanalítico com enfoque nos stakeholders fornecendo, assim, informações atualizadas sobre a realidade estrutural de cadeias produtivas, sendo nesse caso específico, a cadeia produtiva da pecuária de corte no Brasil, com a finalidade de gerar subsídios para a criação de uma agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Transferência de Tecnologia (TT), visando nortear a condução da programação de pesquisa da Embrapa Gado de Corte e de outras unidades de Empresa. Sendo assim, optou-se por criar um observatório, denominado Centro de Inteligência da Carne Bovina (Cicarne), que tem como objetivo permitir a tomada de decisão mais qualificada dos gestores, promovendo ganhos individuais e coletivos para os agentes da pecuária de corte brasileira. O grande mérito do Cicarne é promover a antenagem, captura e análise de sinais e tendências de desdobramentos tecnológicos e do mercado de inovações relevantes à tomada de decisão da Embrapa Gado de Corte e de sua rede de parceiros; à tomada de decisões do setor público e privado, bem como produzir, sistematizar e dispor informações e dados de maneira organizada visando melhor coordenação da cadeia produtiva da carne bovina brasileira para promover ganhos competitivos aos seus stakeholders. 

E-MISSIONS

Desenvolvimento e validação de aplicativo web para avaliação de indicadores globais de sustentabilidade em sistemas de produção de gado de corte tradicionais e integrados com lavoura e floresta

2011-2015

Com Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Manuel Claudio Motta Macedo, Rodrigo Carvalho Alva e Websten Cesario da Silva.

SATEC

Adaptação de sistemas integrados de terminação de novilhos de corte para uso na terminação de cordeiros

2012-2014

Com Fernando Alvarenga Reis, Gelson Luis Dias Feijo, Jose Alexandre Agiova da Costa, Mariana de Aragao Pereira e Websten Cesario da Silva.

SALSA

Cadeias de alimentos com valor agregado através do conhecimento: ferramentas inovadoras para monitoramento ético, ambiental e dos impactos socioeconômicos para implementação de estratégias compartilhadas entre UE e América Latina

2011-2014

Com Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo da Costa Gomes.

ALIMENTOS

Sustentação e Sustentabilidade da Produção de Alimentos: O Papel do Brasil no Cenário Global

2011-2013

Com Mariana de Aragao Pereira.

Formação Acadêmica

Doutorado em Agronegócios

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2004-2007

Mestrado em Economia Rural

Universidade Federal de Viçosa

1996-1998

Especialização em Administração de Empresas

Universidade da Região da Campanha

1995-1995

Graduação em Administração de Empresas

Universidade da Região da Campanha

1989-1994

Idiomas

Inglês

Compreende razoavelmente, fala razoavelmente, lê bem e escreve razoavelmente.

Francês

Compreende pouco, fala pouco, lê pouco e escreve pouco.

Espanhol

Compreende razoavelmente, fala razoavelmente, lê bem e escreve razoavelmente.

Última atualização em 09/01/2019 11:13:39.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.