Embrapa Gado de Corte
Guilherme Cunha Malafaia

Guilherme Cunha Malafaia

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2111

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/2834228503391552

Embrapa Gado de Corte

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas » Administração » Administração de Empresas

Palavras-chave

AGRONEGÓCIOS, Agronegocios, Agronegócio, Arranjos produtivos, CIENCIA E TECNOLOGIA, Cadeia produtiva, Carne bovina, Cenários Futuros, Colaboradores, Convenções, Coordenação, Desenvolvimento sustentável, Dialogos entre stakeholders, Economia, Economia das Convenções;, Empreededorismo, Estratégias, Finanças, Operações, Orçamento Empresarial, PECUÁRIA DE LEITE, Sistemas Agroalimentares Locais, Stakeholders, Teoria de redes, Treinamento, Vantagens Competitivas Sustentáveis e Visão Baseada em Recursos

Projetos

MYBEEF

Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão e de métodos de coleta, análise de dados e monitoramento da pecuária na região Sul do Brasil

2015-2019

Com Fernando Paim Costa, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa e Mariana de Aragao Pereira.

Uma plataforma interativa entre produtor e Embrapa: Mybeef é um importante passo na direção de geração de conhecimentos sobre territórios. O projeto busca organizar e disponibilizar conhecimentos sobre a cadeia produtiva da pecuária e desenvolver metodologias de coleta e processamento de dados de propriedades rurais que permitam a produção de indicadores de sustentabilidade e de informações úteis ao setor produtivo, por meio de uma  plataforma com interface Web que abrigue sistemas de fácil uso pelos produtores.O projeto abrange as seguintes ferramentas: O perfil do produtor, características gerais do sistema produtivo, indicadores de produtividade, questionários e modelos de simulação de custos de produção. Além disso, espera-se produzir boletins, periódicos com informações sobre a cadeia produtiva, website com um banco de dados com softwares nacionais sobre a pecuária de corte e leite, matriz de indicadores de sustentabilidade para a pecuária, software para análise econômica e ambiental, método para análise espaço-temporal de indicadores sociais, econômicos, ambientais e produtivos e uma plataforma para abrigar sistemas de apoio à decisão para a pecuária, tendo como público-alvo prioritário o produtor rural.O website será desenvolvido por meio de uma ampla rede de colaboradores, não só da Embrapa, como também de instituições parceiras como a Unipampa, UFRGS, Emater e o IFSul com os cursos de engenharia da computação, engenharia de produção, zootecnia e sistemas de informação.

MAXISEL

Elaboração de estratégias e índices de seleção aplicados em gado de corte com abordagem econômica e ambiental

2015-2018

Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Davi Jose Bungenstab, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Luiz Otavio Campos da Silva e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.

O projeto tem como foco a coleta e a geração/ampliação de bases de dados de raças zebuínas, taurinas, adaptadas e compostas visando à disponibilização de informações técnicas para identificar indivíduos geneticamente superiores para a produção sustentável de carne bovina, em sintonia com os sistemas de produção característicos de diferentes ecossistemas do País. Estratégias e ferramentas de identificação de genótipos superiores, estabelecidos junto aos selecionadores, devem estar inseridas em programas de melhoramento genético de bovinos de corte, com clara definição de objetivos e correta coleta de dados produzindo estimativas de valores genéticos de qualidade e possibilitando as práticas de seleção e acasalamento. Sendo assim, este projeto fará coletas de dados padronizadas e sistêmicas realizadas em duas vertentes. A primeira incluirá registros inerentes aos animais relativos aos pedigrees e às características de desempenho produtivo e reprodutivo, assim como a coleta de material biológico para extração de DNA que possibilitará a genotipagem dos animais para estudos com vistas à seleção genômica e estudos de associação de genômica ampla. A segunda vertente incluirá registros dos sistemas de produção considerando seus custos e receitas, assim como consumo de recursos naturais manufaturados ou não.

CONTROLMDC

Avaliação econômica do parasitismo e controle da mosca-dos-chifres em bovinos de corte

2015-2018

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Joao Batista Catto e Rodrigo Carvalho Alva.

INFOPEC

Gestão da informação e conhecimento referente as tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa e Instituições nacionais e internacionais para atender as demandas da bovinocultura de corte.

2014-2018

Com Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias, Davi Jose Bungenstab, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Jose Roberto de Souza Freire, Nibia Queiroz de Paula, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.

O objetivo do projeto é promover a gestão da informação e do conhecimento referente a demandas e tecnologias da Embrapa e instituições de pesquisa nacionais e internacionais voltadas à bovinocultura de corte.

AGROPENSA

Consolidação do Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica – Agropensa

2013-2016

O Sistema Agropensa objetiva produzir e difundir conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a Embrapa e instituições parceiras e fornecer subsídios à tomada de decisão dos setores público e privado. O Agropensa atua, ainda, no mapeamento e apoio à organização, integração e disseminação de base de dados e de informações agropecuárias. Com essa estratégia, captura e prospecta tendências, identifica futuros possíveis e, assim, elabora cenários que permitam à agropecuária brasileira melhor se preparar diante de potenciais desafios e oportunidades com foco em ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

REPROMAIS

Análise técnico-econômica do uso de protocolo de sincronização de ovulação e IATF para diminuição da estação de monta em fêmeas bovinas Nelore

2013-2015

Com Alessandra Corallo Nicacio, Paula de Almeida Barbosa Miranda, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior e Sergio Raposo de Medeiros.

AGENDAPEC

Modelo de Análise Estrutural da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte no Brasil: subsídios para uma agenda de PD&I e TT

2012-2015

Com Edson Espindola Cardoso, Mariana de Aragao Pereira e Paulo Henrique Nogueira Biscola.

O estudo buscou propor e testar um método de diagnóstico e prospecção mesoanalítico com enfoque nos stakeholders fornecendo, assim, informações atualizadas sobre a realidade estrutural de cadeias produtivas, sendo nesse caso específico, a cadeia produtiva da pecuária de corte no Brasil, com a finalidade de gerar subsídios para a criação de uma agenda de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Transferência de Tecnologia (TT), visando nortear a condução da programação de pesquisa da Embrapa Gado de Corte e de outras unidades de Empresa. Sendo assim, optou-se por criar um observatório, denominado Centro de Inteligência da Carne Bovina (Cicarne), que tem como objetivo permitir a tomada de decisão mais qualificada dos gestores, promovendo ganhos individuais e coletivos para os agentes da pecuária de corte brasileira. O grande mérito do Cicarne é promover a antenagem, captura e análise de sinais e tendências de desdobramentos tecnológicos e do mercado de inovações relevantes à tomada de decisão da Embrapa Gado de Corte e de sua rede de parceiros; à tomada de decisões do setor público e privado, bem como produzir, sistematizar e dispor informações e dados de maneira organizada visando melhor coordenação da cadeia produtiva da carne bovina brasileira para promover ganhos competitivos aos seus stakeholders. 

E-MISSIONS

Desenvolvimento e validação de aplicativo web para avaliação de indicadores globais de sustentabilidade em sistemas de produção de gado de corte tradicionais e integrados com lavoura e floresta

2011-2015

Com Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Manuel Claudio Motta Macedo, Rodrigo Carvalho Alva e Websten Cesario da Silva.

SATEC

Adaptação de sistemas integrados de terminação de novilhos de corte para uso na terminação de cordeiros

2012-2014

Com Fernando Alvarenga Reis, Gelson Luis Dias Feijo, Jose Alexandre Agiova da Costa, Mariana de Aragao Pereira e Websten Cesario da Silva.

SALSA

Cadeias de alimentos com valor agregado através do conhecimento: ferramentas inovadoras para monitoramento ético, ambiental e dos impactos socioeconômicos para implementação de estratégias compartilhadas entre UE e América Latina

2011-2014

Com Ademir Hugo Zimmer, Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo da Costa Gomes.

ALIMENTOS

Sustentação e Sustentabilidade da Produção de Alimentos: O Papel do Brasil no Cenário Global

2011-2013

Com Fernando Paim Costa e Mariana de Aragao Pereira.

Formação Acadêmica

Doutorado em Agronegócios

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2004-2007

Mestrado em Economia Rural

Universidade Federal de Viçosa

1996-1998

Especialização em Administração de Empresas

Universidade da Região da Campanha

1995-1995

Graduação em Administração de Empresas

Universidade da Região da Campanha

1989-1994

Idiomas

Inglês

Compreende razoavelmente, fala razoavelmente, lê bem e escreve razoavelmente.

Francês

Compreende pouco, fala pouco, lê pouco e escreve pouco.

Espanhol

Compreende razoavelmente, fala razoavelmente, lê bem e escreve razoavelmente.

Última atualização em 27-08-2013 19:40:02.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.