Embrapa Gado de Corte
Rodrigo Carvalho Alva

Rodrigo Alva

Núcleo de Comunicação Organizacional

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2083

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/8331013207918644

Embrapa Gado de Corte

Projetos

QUALIMULTI

Implementação e Monitoramento de Requisitos de Qualidade em Laboratórios Multiusuários da Embrapa

2021-2025

Com Marlei de Souza Vicente e Maxwell Parrella Andreu.

BEMBRASIL

Sistema brasileiro de certificação voluntária para bem-estar animal de bovinos de corte

2021-2024

Com Camilo Carromeu, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Eriklis Nogueira, Gelson Luis Dias Feijo, Marcelo Castro Pereira, Pedro Paulo Pires, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros e Vanessa Felipe de Souza.

CICARNE

Convertido de: FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA EM CARNE BOVINA – CICARNE

2019-2019

Com Edson Espindola Cardoso, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Haroldo Pires de Queiroz, Mariana de Aragao Pereira e Paulo Henrique Nogueira Biscola.

PLATAFORMA

Plataforma +Precoce: sistemas melhorados para a produção do novilho precoce

2014-2019

Com Alessandra Corallo Nicacio, Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Eriklis Nogueira, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Juliana Correa Borges Silva, Mariana de Aragao Pereira, Rodrigo da Costa Gomes e Sergio Raposo de Medeiros.

O objetivo do projeto é desenvolver uma ferramenta Web (Plataforma +Precoce) para a organização e disponibilização de informações a respeito de sistemas de cria, recria e engorda para a produção de bovinos destinados a programas e parcerias que bonificam carcaças por qualidade. Chamada de Plataforma +Precoce em alusão ao “novilho precoce”, um termo relacionado à qualidade, permitirá a geração de indicadores econômicos e ambientais para auxiliar o produtor na tomada de decisão e irá caracterizar a adequação esperada para os diversos programas e parcerias de carne de qualidade dos animais produzidos em cada sistema disponibilizado. 

MAXITT

Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina

2015-2019

Com Andrea Alves do Egito, Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Camilo Carromeu, Dalizia Montenario de Aguiar, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Edson Espindola Cardoso, Fabiane Siqueira, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Juliana Correa Borges Silva, Luiz Antonio Dias Leal, Mariana de Aragao Pereira, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo da Costa Gomes e Thais Basso Amaral.

A pecuária de corte brasileira experimentou uma verdadeira revolução em pouco mais de 40 anos. De uma condição de insegurança alimentar e dependência externa, o país passou a ocupar a posição de maior exportador mundial de carne bovina, mesmo depois de usar para abastecimento do mercado interno cerca de 80% da produção total. Esse progresso foi alcançado pelo trabalho dos produtores, no campo, em interação com os demais segmentos da cadeia produtiva, a partir da utilização das tecnologias geradas pela pesquisa, com significativa participação da Embrapa. Essa realidade histórica é uma demonstração inequívoca do sucesso da filosofia de trabalho adotada pela empresa, desde a sua fundação, pela qual a pesquisa é concebida e realizada num contexto de sistema de produção de forma que só se completa ao ter os resultados aplicados pelo produtor. Este, por sua vez, e outros segmentos relacionados (associações de criadores, rede de assistência técnica oficial e privada, indústria frigorífica, centrais de inseminação artificial e de biotécnicas reprodutivas, dentre outros), constituem fontes de novas demandas de pesquisa, reiniciando-se o ciclo. Assim sendo, embora num cenário atual bastante favorável, em função da crescente demanda mundial e do mercado interno pelo produto, outros desafios vão surgindo, especialmente, aqueles relacionados à qualidade da carne e eficiência alimentar dos animais, em sistemas de produção mais equilibrados do ponto de vista energético e ambiental. Nesse contexto, o objetivo central desse projeto é desenvolver e aprimorar ações de transferência de tecnologia e de comunicação empresarial na área de melhoramento genético. Para seu alcance, o projeto foi delineado de forma a atender, o mais amplamente possível, diferentes atores e segmentos da cadeia produtiva. 

RTT-ILPF

Transferência de tecnologias em rede para sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta

2015-2018

Com Alexandra Rocha de Oliveira, Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Luiz Antonio Dias Leal, Mariana de Aragao Pereira, Suelma Pires da Silva Bonatto, Thais Basso Amaral e Valdemir Antonio Laura.

CONTROLMDC

Avaliação econômica do parasitismo e controle da mosca-dos-chifres em bovinos de corte

2015-2018

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa e Guilherme Cunha Malafaia.

INFOPEC

Gestão da informação e conhecimento referente as tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa e Instituições nacionais e internacionais para atender as demandas da bovinocultura de corte.

2014-2018

Com Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias, Davi Jose Bungenstab, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Guilherme Cunha Malafaia, Nibia Queiroz de Paula Fuhrich e Paulo Henrique Nogueira Biscola.

O objetivo do projeto é promover a gestão da informação e do conhecimento referente a demandas e tecnologias da Embrapa e instituições de pesquisa nacionais e internacionais voltadas à bovinocultura de corte.

CLIMANIMAL

Ambiência e conforto térmico em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta

2015-2017

Com Adriana da Silva, Alexandra Rocha de Oliveira, Andre Dominghetti Ferreira, Camilo Carromeu, Fabiana Villa Alves, Roberto Giolo de Almeida, Valdemir Antonio Laura e Websten Cesario da Silva.

Em função da importância do tema ambiência e conforto térmico em sistemas em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, foi articulado o Projeto CLIMANIMAL, que é uma proposta de rede de pesquisa e transferência de tecnologia, fruto da ação conjunta entre várias unidades da Embrapa e instituições de pesquisa parceiras que trabalham o tema. O objetivo é avaliar os efeitos dos sistemas agrossilvipastoris e silvipastoris sobre o conforto térmico, características biológicas e produtivas de bovinos e ovinos de corte, em cinco regiões brasileiras, com vistas ao estabelecimento de práticas de manejo que contribuam para a sustentabilidade da pecuária nacional. Os dados obtidos subsidiarão a consolidação de sistemas termicamente confortáveis, visando o bem estar animal, e cujo benefício se estende à toda a cadeia, garantindo produção de carne com menor impacto ao meio ambiente por meio de melhor utilização dos recursos naturais e dos insumos. Para tal, fará uso de metodologias ligadas à agrometereologia, biofísica, etologia animal, bionformática, pecuária de precisão, organização da informação e modelagem matemática, de modo a criar mecanismos robustos de avaliação do conforto térmico e bem estar animal.

MOSCALERTA

Plataforma de monitoramento de populações de mosca-dos-estábulos e alertas para surtos

2015-2017

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias e Paulo Henrique Duarte Cancado.

Surtos da mosca dos estábulos vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas sucroalcooleiras. Atualmente as atividades sulcroalcooleira e pecuária estão encontrando enormes dificuldades de crescimento em função dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes dos surtos de S. calcitrans. Os surtos desta mosca já atingem seis estados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os prejuízos diretos para o produtor de gado de corte são de aproximadamente 20%, enquanto para os produtores de leite o prejuízo chega aos 60% durante os surtos. Para as usinas os prejuízos são indiretos e difíceis de serem mensurados. Para solucionar o problema em curto prazo e, consequentemente, minimizar os surtos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma de monitoramento e alertas para surtos de forma automatizada. A plataforma de monitoramento será composta por um conjunto de sistemas interdependentes que vão proporcionar o processamento e análise de um grande número de amostras de forma rápida. O resultado das análises será o alerta para os surtos. Além da sua aplicação direta para o monitoramento da mosca-dos-estábulos, a tecnologia poderá ser adaptada para outras pragas, o que a torna aplicável à praticamente todas as culturas agrícolas e pecuárias. Espera-se, através do desenvolvimento dessa plataforma de monitoramento, promover ganhos de eficiência no controle da mosca-dos-estábulos e na prevenção dos surtos, levando à redução dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes da praga. 

E-MISSIONS

Desenvolvimento e validação de aplicativo web para avaliação de indicadores globais de sustentabilidade em sistemas de produção de gado de corte tradicionais e integrados com lavoura e floresta

2011-2015

Com Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo e Websten Cesario da Silva.

Formação Acadêmica

Mestrado em Letras

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

2005-2007

Graduação em Letras - Tradução

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

1996-2001

Idiomas

Inglês

Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve bem.

Espanhol

Compreende razoavelmente, fala pouco, lê razoavelmente e escreve nao_informado.

Última atualização em 13/12/2018 16:25:03.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.