Embrapa Gado de Corte
Paulo Henrique Duarte Cancado

Paulo Henrique Duarte Cançado

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2037

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/0089454131452462

Embrapa Gado de Corte

Resumo

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), Mestre em Ciências pelo Curso de Pós-graduaçao em Ciências Veterinárias/UFRRJ (2004). Ganhou o prêmio Uriel Franco Rocha do Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária em 2006. Em 2008 recebeu o título de Doutor em Ciências pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de parasitologia e doenças parasitárias, com ênfase em Ixodologia. Durante suas pesquisas já interagiu com mais de 40 pesquisadores em publicações de artigos científicos e trabalhos apresentados em congressos. Atuou como professor de graduação no perído de 2008 a 2010. É membro do Núcleo de coordenação da Rede de Centros de Inovação em Insumos para Saúde e Nutrição Animal / FINEP (RIISNA). É um dos coordenadores da Rede STAR-IDAZ (Global Strategic Alliances for the Coordination of Research on the Major Infectious Diseases of Animals and Zoonoses) onde atua como coordenador da Sub-rede das Américas que compreende os países Canadá, Estados Unidos, México, Brasil e Argentina. Atualmente é Pesquisador na Embrapa Gado de Corte atuando na área de Saúde Animal / Parasitologia, com interesse nos seguintes temas: Gestão em pesquisa; Parasitologia; Pecuária; Ectoparasitas.

Atuação

Saúde Animal - Parasitologia

Pesquisas voltadas para prevenção e controle de parasitas de bovinos; epidemiologia das parasitoses em sistemas integrados de produção;

Saúde Animal - Projetos em rede

Atua na construção de agendas de pesquisa em saúde animal para atender demandas da indústria e demandas globais de comercio e zoonoses.

Área de Conhecimento

Ciências Biologicas » Parasitologia

Palavras-chave

Acari:Argasidae, Acaro, Agregação, Alimentaçao de carrapatos, Amadilha para carrapatos, Amazonas, Amblyomma, Amblyomma cajennense, Amblyomma cooperi, Amblyomma dubitatum, Amblyomma parvum, Amblyomma pseudoconcolor, Animais, Anocentor nitens, Argasidae, Artibeus, Biologia, Bonivo de corte, Boophilus microplus, Borrelioses, Bovicula caprae, Bovino, Brazil, CO2, Carrapatos, Ciclo biológico, Competicão intraespecífica, Constante Térmica, Densidade, Ecdise, Ecologia, Embriogênese, Embryogenesis, Epidemiologia, Epidemiologia Parasitária, Equino, Feral Pigs, Fêmeas, Gigantolaelaps, Global Research Agenda, Habronema muscae, Habronemose cutânea, Haemaphisalys leporispalustris, Haematopinus, Hemoparasitoses, Hipoboscidae, Host Relations, Host-relations, Impacto Ambiental, Ixodidae, Ixodideo, Ixodofauna, Ixodologia, Larva, Leopardus pardalis, Life Cycle, Linognathus africanus, Manaus, Marcadores biológicos, Network Research, Nhecolândia, Ninfas, Ornithodoros rostratus, Ornithodorus, Ozoctoceros bezoarticus, Pantanal, Pantanal Wetlands, Parasitologia, Peso, Phitiraptera, Porco Monteiro, Research Funding, Rhipicephalus sanguineus, Rickettisioses, Rickettsia rickettsii, Saúde pública, Stable fly, Stomoxys calcitrans, Taxonomia, Temperatura, Temperatures, Tick trap, Variação Geográfica, Veado Campeiro, Vida selvagem, anti-parasitários, biofuel, cana-de-açucar, caprino, cattle, conservação ambiental, controle, controle parasitário, dog, experimental, fase não parasitária, gado de corte, helmintiases, imersão, mosca-dos-estábulos, parasite ecology, piolho, população, protozooses, sistemas de produção, sobrevivencia, tick, ticks, umidade e zoonoses

Projetos

SCTRAP

Desenvolvimento de armadilhas para controle integrado da mosca-dos-estábulos

2018-2020

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros e Wilson Werner Koller.

MOSCALERTA

Plataforma de monitoramento de populações de mosca-dos-estábulos e alertas para surtos

2015-2017

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias, Joao Batista Catto, Rodrigo Carvalho Alva e Wilson Werner Koller.

Surtos da mosca dos estábulos vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas sucroalcooleiras. Atualmente as atividades sulcroalcooleira e pecuária estão encontrando enormes dificuldades de crescimento em função dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes dos surtos de S. calcitrans. Os surtos desta mosca já atingem seis estados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os prejuízos diretos para o produtor de gado de corte são de aproximadamente 20%, enquanto para os produtores de leite o prejuízo chega aos 60% durante os surtos. Para as usinas os prejuízos são indiretos e difíceis de serem mensurados. Para solucionar o problema em curto prazo e, consequentemente, minimizar os surtos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma de monitoramento e alertas para surtos de forma automatizada. A plataforma de monitoramento será composta por um conjunto de sistemas interdependentes que vão proporcionar o processamento e análise de um grande número de amostras de forma rápida. O resultado das análises será o alerta para os surtos. Além da sua aplicação direta para o monitoramento da mosca-dos-estábulos, a tecnologia poderá ser adaptada para outras pragas, o que a torna aplicável à praticamente todas as culturas agrícolas e pecuárias. Espera-se, através do desenvolvimento dessa plataforma de monitoramento, promover ganhos de eficiência no controle da mosca-dos-estábulos e na prevenção dos surtos, levando à redução dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes da praga. 

BT-FLY

Avaliação da atividade inseticida de Bacillus thuringiensis em dípteros ectoparasitos de bovinos

2012-2016

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Joao Batista Catto e Luiz Orcirio Fialho de Oliveira.

STAR_IDAZ

Alianças estratégicas globais para a Coordenação de Pesquisa sobre as principais Doenças Infecciosas de Animais e Zoonoses.

2011-2014

O projeto previa a coordenação, sob a forma de uma aliança de países de todos os continentes, para o mapeamento das principais demandas de pesquisa sobre doenças infecciosas e parasitárias de animais - incluindo ainda peixes e abelhas – responsáveis por grandes prejuízos econômicos, e as infecções de animais com riscos para a saúde humana. O trabalho englobou, também, as doenças de animais selvagens identificados como reservatórios de infecções e as principais doenças infecciosas e parasitárias de humanos ou animais de produção. Além disso, visava priorizar e ofertar diretrizes e ações estratégicas para a formulação de políticas públicas consolidadas e comuns em sanidade animal para os países membros da aliança Star Idaz.Como resultados, a Aliança Star-Idaz desenvolveu diversos estudos e análises sobre as principais demandas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em doenças infecciosas e parasitárias de animais de produção no mundo (http://www.star-idaz.net/). Desenvolveu um banco de dados para veicular informações estratégicas para tomada de decisões na formulação de políticas públicas voltadas a saúde e defesa sanitária animal no mundo (http://www.star-idaz.net/?page_id=22). 

STOMOXYS

Estudos sobre bioecologia e alternativas de controle visando estabelecer proposta para o manejo integrado da mosca-dos-estábulos no Mato Grosso do Sul

2011-2014

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Joao Batista Catto e Wilson Werner Koller.

A mosca dos estábulos, Stomoxys calcitrans L. (Diptera: Muscidae) parasita especialmente equinos e bovinos e, em situações específicas, pode parasitar outros mamíferos inclusive o homem. Para a bovinocultura, os prejuízos diretos variam de 10 a 30% de redução no ganho de peso ou até 50% de redução na produção de leite. Pelo fato de possuir hábito alimentar intermitente, esta mosca também é descrita como vetor mecânico de algumas importantes enfermidades para bovinos e equinos. Surtos da mosca-dos-estábulos, S. calcitrans, vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas de cana-de-açúcar na região sul de Mato Grosso do Sul, que são frequentemente incriminadas pelos produtores locais como a fonte primária destes surtos. Através do projeto, foram determinados aspectos importantes sobre a biologia de S. calcitrans neste sistema agroecológico singular, informação necessária para o conhecimento preciso das reais causas dos surtos, o que possibilitará o desenvolvimento de programas de controle efetivos. O projeto viabilizou, ainda, a formação de agentes multiplicadores para a capacitação de técnicos sobre as tecnologias disponíveis no controle da mosca-dos-estábulos, além de possibilitar o avanço no conhecimento sobre a epidemiologia e aspectos sazonais desta praga e sua relação com a atividade sulcroalcooleira. 

Formação Acadêmica

Doutorado em Ciências Veterinárias

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

2004-2008

Mestrado em Ciências Veterinárias

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

2003-2004

Graduação em Medicina Veterinária

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

1997-2002

Idiomas

Português

Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve bem.

Inglês

Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve razoavelmente.

Espanhol

Compreende razoavelmente, fala pouco, lê bem e escreve nao_informado.

Última atualização em 01-09-2017 10:29:58.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.