Embrapa Gado de Corte
Filipe Toscano de Brito Simoes Correa

Filipe T. de B. Simões Corrêa

Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2151

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/4300430118146195

Embrapa Gado de Corte

Resumo

possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2005) e é doutorando em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista A da Embrapa Gado de Corte, atuando na área de desenvolvimento de parcerias, prospecção e avaliação de tecnologias. Foi professor na Universidade Federal da Grande Dourados (2006-2013) e na Facsul (2006). Tem experiência em pesquisa em agronegócios, estratégia organizacional e redes interorganizacionais e em docência em cursos de graduação e especialização em Administração e áreas afins, ministrando disciplinas com ênfase em estratégia, organizações e relações inter-organizacionais.

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas » Administração

Palavras-chave

Ação Social de Empresa, Responsabilidade Social, Teoria Crítica e obrigação social

Projetos

P+P2.0

Software web “Plataforma +Precoce” versão 2.0, ferramenta para simulação do desempenho técnico e econômico de sistemas de produção de novilhos precoces.

2021-2024

Com Camilo Carromeu, Juliana Correa Borges Silva e Rodrigo da Costa Gomes.

MYBEEF

Convertido de: Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão e de métodos de coleta, análise de dados e monitoramento da pecuária na região Sul do Brasil

2019-2022

Com Guilherme Cunha Malafaia e Mariana de Aragao Pereira.

MYBEEF

Desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão e de métodos de coleta, análise de dados e monitoramento da pecuária na região Sul do Brasil

2015-2019

Com Guilherme Cunha Malafaia e Mariana de Aragao Pereira.

Uma plataforma interativa entre produtor e Embrapa: Mybeef é um importante passo na direção de geração de conhecimentos sobre territórios. O projeto busca organizar e disponibilizar conhecimentos sobre a cadeia produtiva da pecuária e desenvolver metodologias de coleta e processamento de dados de propriedades rurais que permitam a produção de indicadores de sustentabilidade e de informações úteis ao setor produtivo, por meio de uma  plataforma com interface Web que abrigue sistemas de fácil uso pelos produtores.O projeto abrange as seguintes ferramentas: O perfil do produtor, características gerais do sistema produtivo, indicadores de produtividade, questionários e modelos de simulação de custos de produção. Além disso, espera-se produzir boletins, periódicos com informações sobre a cadeia produtiva, website com um banco de dados com softwares nacionais sobre a pecuária de corte e leite, matriz de indicadores de sustentabilidade para a pecuária, software para análise econômica e ambiental, método para análise espaço-temporal de indicadores sociais, econômicos, ambientais e produtivos e uma plataforma para abrigar sistemas de apoio à decisão para a pecuária, tendo como público-alvo prioritário o produtor rural.O website será desenvolvido por meio de uma ampla rede de colaboradores, não só da Embrapa, como também de instituições parceiras como a Unipampa, UFRGS, Emater e o IFSul com os cursos de engenharia da computação, engenharia de produção, zootecnia e sistemas de informação.

CICARNE

FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA EM CARNE BOVINA – CICARNE

2016-2019

Com Edson Espindola Cardoso, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Haroldo Pires de Queiroz, Mariana de Aragao Pereira, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.

CICARNE

Convertido de: FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA DE INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA EM CARNE BOVINA – CICARNE

2019-2019

Com Edson Espindola Cardoso, Fernando Rodrigues Teixeira Dias, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Haroldo Pires de Queiroz, Mariana de Aragao Pereira, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.

MAXITT

Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina

2015-2019

Com Andrea Alves do Egito, Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Camilo Carromeu, Dalizia Montenario de Aguiar, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Edson Espindola Cardoso, Fabiane Siqueira, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Juliana Correa Borges Silva, Luiz Antonio Dias Leal, Mariana de Aragao Pereira, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo Carvalho Alva, Rodrigo da Costa Gomes e Thais Basso Amaral.

A pecuária de corte brasileira experimentou uma verdadeira revolução em pouco mais de 40 anos. De uma condição de insegurança alimentar e dependência externa, o país passou a ocupar a posição de maior exportador mundial de carne bovina, mesmo depois de usar para abastecimento do mercado interno cerca de 80% da produção total. Esse progresso foi alcançado pelo trabalho dos produtores, no campo, em interação com os demais segmentos da cadeia produtiva, a partir da utilização das tecnologias geradas pela pesquisa, com significativa participação da Embrapa. Essa realidade histórica é uma demonstração inequívoca do sucesso da filosofia de trabalho adotada pela empresa, desde a sua fundação, pela qual a pesquisa é concebida e realizada num contexto de sistema de produção de forma que só se completa ao ter os resultados aplicados pelo produtor. Este, por sua vez, e outros segmentos relacionados (associações de criadores, rede de assistência técnica oficial e privada, indústria frigorífica, centrais de inseminação artificial e de biotécnicas reprodutivas, dentre outros), constituem fontes de novas demandas de pesquisa, reiniciando-se o ciclo. Assim sendo, embora num cenário atual bastante favorável, em função da crescente demanda mundial e do mercado interno pelo produto, outros desafios vão surgindo, especialmente, aqueles relacionados à qualidade da carne e eficiência alimentar dos animais, em sistemas de produção mais equilibrados do ponto de vista energético e ambiental. Nesse contexto, o objetivo central desse projeto é desenvolver e aprimorar ações de transferência de tecnologia e de comunicação empresarial na área de melhoramento genético. Para seu alcance, o projeto foi delineado de forma a atender, o mais amplamente possível, diferentes atores e segmentos da cadeia produtiva. 

CONTROLMDC

Avaliação econômica do parasitismo e controle da mosca-dos-chifres em bovinos de corte

2015-2018

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Carolina Castilho Dias, Guilherme Cunha Malafaia e Rodrigo Carvalho Alva.

INFOPEC

Gestão da informação e conhecimento referente as tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa e Instituições nacionais e internacionais para atender as demandas da bovinocultura de corte.

2014-2018

Com Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias, Davi Jose Bungenstab, Dayanna Schiavi do Nascimento Batista, Guilherme Cunha Malafaia, Nibia Queiroz de Paula Fuhrich, Paulo Henrique Nogueira Biscola e Rodrigo Carvalho Alva.

O objetivo do projeto é promover a gestão da informação e do conhecimento referente a demandas e tecnologias da Embrapa e instituições de pesquisa nacionais e internacionais voltadas à bovinocultura de corte.

Formação Acadêmica

Doutorado em Administração de Organizações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP

2010-

Mestrado em Administração

Universidade Federal do Paraná

2003-2005

Graduação em Administração

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

1998-2001

Idiomas

Inglês

Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve bem.

Espanhol

Compreende pouco, fala pouco, lê razoavelmente e escreve pouco.

Última atualização em 13/12/2018 16:08:38.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.