Possui graduação em Técnico Em Nível Superior Em Processamento de Dado pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Especialização em Governança de TI pelo SENAC (2012). Atualmente é Analista da Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde desenvolve atividades na área de desenvolvimento de sites e suporte ao usuário.
Banco de Dados, Gestão da Informação, Informatica, Sistemas de Informação e Software
Com Camilo Carromeu, Nibia Queiroz de Paula Fuhrich e Paulo Henrique Nogueira Biscola.
O presente projeto tem o objetivo de informatizar o processo Gestão de Experimentos da Embrapa, com base nas Unidades Piloto UPs: Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Trigo, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Semiárido, Embrapa Algodão, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Soja, Embrapa Mandioca e Fruticultura e Embrapa Suínos e Aves. Estas Unidades representam os três grandes grupos de produtos pesquisados pela Empresa (espécies vegetais de cultivo anual, espécies vegetais de cultivo perene e espécies animais), e a distribuição geográfica das Unidades no país. O processo Gestão de Experimentos da Embrapa será a base do sistema de informação a ser desenvolvido para a gestão de experimentos, desde o planejamento do experimento ao armazenamento dos dados experimentais e sua disponibilização para buscas estruturadas. Assim, novas informações poderão ser extraídas destes dados com a sua aplicação em áreas de bioinformática, modelagem, agricultura de precisão etc., e para a tomada de decisão estratégica.
Com Dalizia Montenario de Aguiar, Haroldo Pires de Queiroz, Luiz Antonio Dias Leal, Rodrigo Amorim Barbosa e Websten Cesario da Silva.
A Embrapa entende que a tecnologia da informação (TI) é estratégica para o agronegócio brasileiro. A TI possibilita a organização do imenso volume de dados que a empresa possui - tais como recursos naturais, cadeias produtoras e biodiversidade -, gerando maior eficiência na transformação de dados em informações e conhecimentos, que são elementos fundamentais ao processo decisório de agentes do agronegócio (governo, setor produtivo, academia, terceiro setor). Este projeto visa classificar a oferta, as demandas e as necessidades em soluções em TI para o agronegócio, com a utilização de técnicas de estatística. Como resultados, espera-se: a) mapeamento da oferta de software para o setor agropecuário no Brasil, classificando os produtos, os serviços prestados por segmento de atuação; b) levantamento ordenado e classificado com as demandas e necessidades em software para o agronegócio por segmentos/áreas/linhas de investigação; c) lista de priorização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em tecnologia de informação para o agronegócio; d) apresentação de cenários sobre adoção de TI por agentes do agronegócio; e) difusão de software para a agropecuária junto aos usuários de software para o agronegócio./n/n
Última atualização em 13/12/2018 16:12:49.