Embrapa Gado de Corte
Liange de Oliveira Diehl

Liange de O. Diehl

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Enviar e-Mail de Contato Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/7262235907092064

Embrapa Gado de Corte

Projetos

CORYVAC

Avaliação de vacinas de DNA contra Corynebacterium pseudotuberculosis utilizando quitosana como nanocarreador

2015-2018

Com Gracia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos, Marlene de Barros Coelho Caviglioni e Newton Valerio Verbisck.

VACNANOBRU

VACINAS DE DNA ASSOCIADAS À NANOPARTÍCULAS CONTRA Brucella abortus

2014-2017

Com Gracia Maria Soares Rosinha, Lenita Ramires dos Santos e Marlene de Barros Coelho Caviglioni.

MATRIXBOV

Desenvolvimento de métodos para detecção e classificação de Brucella spp., Mycobacterium spp., Salmonella e Escherichia coli em bovinos por espectrometria de massas MALDI-TOF

2015-2017

Com Cleber Oliveira Soares, Flabio Ribeiro de Araujo, Maria Goretti dos Santos e Newton Valerio Verbisck.

A brucelose e a tuberculose bovinas são zoonoses importantes, pois colocam em risco a saúde não somente dos rebanhos mas também podem afetar a população que consome produtos de origem animal. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a necessidade de definir uma estratégia de controle da brucelose e da tuberculose e, a partir de 2001, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT). Além dessas doenças, bactérias do gênero Salmonella e ainda Escherichia coli, estão frequentemente associadas a casos de infecções gastrointestinais por consumo de carne contaminada, com ocorrência mundial. Recentemente foi relatada a ocorrência dessas bactérias em carne bovina proveniente de abatedouros brasileiros. O diagnóstico inequívoco de doenças determinadas por bactérias requer o isolamento e a identificação dos agentes etiológicos, porém o custo dos procedimentos pós-cultivo é alto. A espectrometria de massas MALDI-TOF vem sendo cada vez mais empregada para a identificação de microrganismos, desde vírus e bactérias até leveduras e fungos, sendo uma técnica molecular rápida, de larga-escala e de relativo baixo custo. A análise de uma amostra pode ser feita em apenas 8 minutos a um custo estimado de 2,3 dólares. Essa técnica pode tornar-se um método de diagnóstico rápido, de alta sensibilidade e especificidade e uma ferramenta que pode ser futuramente incluída no PNCEBT do Mapa, para triagem e diagnóstico post mortem , para as doenças bovinas acima expostas. Assim, o projeto visa desenvolver essa metodologia para a detecção dos agentes etiológicos de brucelose e tuberculose bovinas, bem como de bactérias contaminantes da carne, tais como Salmonella e E. coli, relevantes para a produção pecuária no país.

Formação Acadêmica

Doutorado em Química

Universidade Federal de Santa Maria

2011-

Mestrado em Química

Universidade Federal de Santa Maria

2009-2011

Graduação em Química Industrial

Universidade Federal de Santa Maria

2005-2008

Idiomas

Inglês

Compreende bem, fala razoavelmente, lê bem e escreve bem.

Espanhol

Compreende bem, fala razoavelmente, lê bem e escreve razoavelmente.

Última atualização em 07-10-2013 08:08:41.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.