

Agricultura, Bovino de corte, Bovinocultura, Brachiaria, Capim-piatã, Cobertura vegetal, Cobertura vegetal,disponibilidade de matéria seca,, Disponibilidade de Matéria seca, Efeito Estufa, Integração Lavoura-Pecuária, Meio Ambiente, Milho, Numero de Plantas, Panicum, Pastagens, Produção animal, Produção de forragem, Sementes, Sistemas de Produção, Sorgo de corte ou pastejo, cobertura do solo, consorciação, culturas, leguminosas, rebrotação and sustentabilidade
With Ademar Pereira Serra, Ademir Fontana, Andrea Raposo, Celso Dornelas Fernandes, Denise Baptaglin Montagner, Fabricia Zimermann Vilela Torres, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Jose Raul Valerio, Karem Guimaraes Xavier Meireles, Liana Jank, Lucimara Chiari, Manuel Claudio Motta Macedo, Mateus Figueiredo Santos, Rodrigo Amorim Barbosa, Rosangela Maria Simeao Resende, Sanzio Carvalho Lima Barrios, Valdemir Antonio Laura and Valeria Pacheco Batista Euclides.
With Alexandra Rocha de Oliveira, Alexandre Romeiro de Araujo, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Jose Alexandre Agiova da Costa, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Roberto Giolo de Almeida, Rodiney de Arruda Mauro and Rodrigo da Costa Gomes.
With Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Newton Valerio Verbisck, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo da Costa Gomes and Valdemir Antonio Laura.
With Alexandre Romeiro de Araujo, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Manuel Claudio Motta Macedo, Rodrigo Amorim Barbosa and Valeria Pacheco Batista Euclides.
With Alexandre Romeiro de Araujo, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Manuel Claudio Motta Macedo, Rodrigo Amorim Barbosa and Valeria Pacheco Batista Euclides.
With Andre Dominghetti Ferreira, Davi Jose Bungenstab, Fabiana Villa Alves, Gelson Luis Dias Feijo, Guilherme Cunha Malafaia, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariana de Aragao Pereira, Newton Valerio Verbisck, Roberto Giolo de Almeida, Rodiney de Arruda Mauro, Rodrigo da Costa Gomes and Valdemir Antonio Laura.
With Alexandra Rocha de Oliveira, Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Luiz Antonio Dias Leal, Mariana de Aragao Pereira, Rodrigo Carvalho Alva, Suelma Pires Bonatto, Thais Basso Amaral and Valdemir Antonio Laura.
With Alexandre Romeiro de Araujo, Andre Dominghetti Ferreira, Celso Dornelas Fernandes, Fabricia Zimermann Vilela Torres, Manuel Claudio Motta Macedo and Roberto Giolo de Almeida.
As áreas agrícolas do bioma Cerrado são responsáveis por boa parte da produção agropecuária do Brasil. Nessa região, apesar dos avanços tecnológicos, ainda são comumente verificadas situações de acentuada degradação das pastagens e de manejo inadequado do solo sob lavouras, o que tem resultado baixos índices de produtividade na pecuária e frequentes frustrações de safras de grãos com a ocorrência de veranicos. Uma das formas que vem sendo preconizada para enfrentar esta situação, consiste na adoção do Sistema Plantio Direto e na utilização de sistemas integrados (SIs) de produção, como a Integração lavoura-pecuária (iLP) e a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF). Mesmo com a geração de novos conhecimentos e tecnologias para a viabilização do sistemas ILP e ILPF, alguns aspectos ainda não estão suficientemente esclarecidos como os componentes bióticos e abióticos e suas interações. Tais efeitos, uma vez quantificados podem resultar em novas recomendações técnicas com ganhos econômicos e ambientais. Desta forma, visando a verificação da hipótese de que os sistemas integrados de produção (SILPs e SILPFs) são mais eficientes e sustentáveis do que os sistemas tradicionais com monocultivo e os não integrados, está sendo realizado este projeto. São parceiros da Embrapa Agropecuária Oeste na execução deste trabalho, a Embrapa Agrossilvipastoril, Embrapa Cerrados, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Soja.
With Celso Dornelas Fernandes, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Jose Raul Valerio, Karem Guimaraes Xavier Meireles, Lucimara Chiari, Manuel Claudio Motta Macedo, Mariane de Mendonca Vilela, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo Amorim Barbosa, Sanzio Carvalho Lima Barrios, Valdemir Antonio Laura and Valeria Pacheco Batista Euclides.
With Celso Dornelas Fernandes, Jaqueline Rosemeire Verzignassi, Lucimara Chiari, Marta Pereira da Silva, Rosangela Maria Simeao Resende and Sergio Raposo de Medeiros.
With Manuel Claudio Motta Macedo.
Dados do Censo Agropecuário de 2006 indicam que a área de pastagem cultivada no Brasil corresponde a cerca de 106 milhões de hectares. Devido à pecuária brasileira ser desenvolvida predominantemente em pastagens, a sua degradação pode representar prejuízos econômicos e ambientais para o setor. O processo de degradação de pastagens é um fenômeno complexo, que envolve causas e consequências que levam à gradativa diminuição da capacidade de suporte da pastagem. Seja para adequar-se às novas regras ambientais do mercado internacional e nacional, seja para liberar área para agricultura ou, ainda, para aumentar a lucratividade do setor, a recuperação das áreas degradadas deve ser prioridade no setor pecuário. Elaborado com base nas demandas de desenvolvimento tecnológico para o uso sustentável de áreas degradadas, este projeto busca desenvolver métodos de identificação e mapeamento de processo de degradação das pastagens. Com isso, será possível disponibilizar ferramentas de gestão que resultem no aproveitamento de áreas degradadas para o desenvolvimento de sistemas produtivos, na exploração sustentável da produção agropecuária e na redução no desmatamento. A utilização de geotecnologias e geoinformação por parte de empresas e órgãos, públicos ou privados, têm crescido consideravelmente para dimensionar, de forma ampla e eficiente, a magnitude do problema e subsidiar as políticas públicas nas tomadas de decisões sobre a recuperação, o manejo e o uso dessas terras. Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento de geotecnologias para a identificação e o monitoramento de níveis de degradação em pastagens dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica; a padronização, organização e integração dos diferentes tipos de dados obtidos e gerados pelo projeto em uma base única de informações; a identificação de níveis de degradação de pastagens a partir de imagens de sensores remotos multiespectrais; a identificação de aspectos biofísicos relativos aos níveis de degradação de pastagens; e a obtenção de indicadores espacialmente explícitos de degradação de áreas sob pastagens baseados na integração e em cruzamentos geoespaciais entre os planos de informações gerados e os diferentes níveis de degradação observados em campo. Como resultado, será produzido um livro técnico-científico e um macrozoneamento, documento sintético reunindo mapas temáticos e textos explicativos mostrando a dinâmica espacial da pecuária bovina no Brasil e destacando nos três biomas do projeto as principais características relacionadas aos processos de degradação das pastagens. É esperada também a elaboração de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Mais informações, acesse: http://www.geodegrade.cnpm.embrapa.br
With Camilo Carromeu, Davi Jose Bungenstab, Guilherme Cunha Malafaia, Paulo Henrique Nogueira Biscola and Rodrigo da Costa Gomes.
With Edson Espindola Cardoso.
Este projeto tem como objetivo propor direcionamentos técnicos e metodológicos para a implantação e sistematização do processo de monitoramento do ambiente externo da Embrapa, de modo a obter informações que possam orientar e apoiar a revisão/atualização das estratégias da Empresa, assim como a execução dos processos de planejamento e programação. Em termos metodológicos deverão ser utilizados técnicas como Foresight, Delphi, painéis, roadmap, benchmarking. É importante ressaltar, que este é um projeto de natureza corporativa, cujos produtos: (i) Manual técnico sobre instrumentos e métodos de monitoramento do ambiente externo; (ii) Mapeamento de melhores práticas em monitoramento do ambiente externo; (iii) Proposta de procedimentos para sistematizar a prática de monitoramento do ambiente externo na Embrapa (corporativo) e nas UDs; (iv) Informações qualificadas e atualizadas sobre temas, tendências e incertezas relacionadas ao futuro da agricultura; (v) Banco de dados de especialistas), visam apoiar a Embrapa e as Unidades Descentralizadas em ações relacionadas à atualização de cenários e revisão dos Planos Diretores. Contudo, as informações geradas também serão úteis para outros agentes do SNPA.
Last update in 12/18/2018 09:34:23 AM.