Embrapa Gado de Corte
Maria Goretti dos Santos

Maria G. dos Santos

Laboratório de Engenharia Genética Animal

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2129

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/2164231207853705

Embrapa Gado de Corte

Resumo

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985) com opção em Análises Clínicas. Atualmente, é Técnico de Laboratório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e trabalha no Laboratório de Engenharia Genética, com ênfase em Genética Animal. Em 1996, concluiu o Curso Superior de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas do Ensino Médio, na Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, sendo habilitada a lecionar as disciplinas de Parasitologia, Microbiologia e Química. Lecionou Química para o Ensino Médio, Cursos Preparatórios para Vestibulares e Curso Técnico de Química durante 31 anos. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2007).

Projetos

MATRIXBOV

Desenvolvimento de métodos para detecção e classificação de Brucella spp., Mycobacterium spp., Salmonella e Escherichia coli em bovinos por espectrometria de massas MALDI-TOF

2015-2017

Com Cleber Oliveira Soares, Flabio Ribeiro de Araujo, Liange de Oliveira Diehl e Newton Valerio Verbisck.

A brucelose e a tuberculose bovinas são zoonoses importantes, pois colocam em risco a saúde não somente dos rebanhos mas também podem afetar a população que consome produtos de origem animal. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a necessidade de definir uma estratégia de controle da brucelose e da tuberculose e, a partir de 2001, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT). Além dessas doenças, bactérias do gênero Salmonella e ainda Escherichia coli, estão frequentemente associadas a casos de infecções gastrointestinais por consumo de carne contaminada, com ocorrência mundial. Recentemente foi relatada a ocorrência dessas bactérias em carne bovina proveniente de abatedouros brasileiros. O diagnóstico inequívoco de doenças determinadas por bactérias requer o isolamento e a identificação dos agentes etiológicos, porém o custo dos procedimentos pós-cultivo é alto. A espectrometria de massas MALDI-TOF vem sendo cada vez mais empregada para a identificação de microrganismos, desde vírus e bactérias até leveduras e fungos, sendo uma técnica molecular rápida, de larga-escala e de relativo baixo custo. A análise de uma amostra pode ser feita em apenas 8 minutos a um custo estimado de 2,3 dólares. Essa técnica pode tornar-se um método de diagnóstico rápido, de alta sensibilidade e especificidade e uma ferramenta que pode ser futuramente incluída no PNCEBT do Mapa, para triagem e diagnóstico post mortem , para as doenças bovinas acima expostas. Assim, o projeto visa desenvolver essa metodologia para a detecção dos agentes etiológicos de brucelose e tuberculose bovinas, bem como de bactérias contaminantes da carne, tais como Salmonella e E. coli, relevantes para a produção pecuária no país.

Idiomas

Inglês

Compreende pouco, fala pouco, lê razoavelmente e escreve pouco.

Espanhol

Compreende razoavelmente, fala pouco, lê razoavelmente e escreve pouco.

Última atualização em 15/03/2019 14:34:37.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.