Embrapa Gado de Corte
Wilson Werner Koller

Wilson Werner Koller

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2068

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/7805241480634163

Embrapa Gado de Corte

Resumo

Possui curso-técnico-profissionalizante pela Escola Estadual de II Grau Dr. João Simplício Alves de Carvalho (1971), Viamão, RS; graduação em Biologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1980), Campo Grande, MS e, doutorado em Ciências - Entomologia, Departamento de Zoologia da UFPR (1992), Curitiba, PR. Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atuou de 1978 a 1988 em bioecologia e manejo integrado de cigarrinhas-das-pastagens e, desde então, em ectoparasitos bovinos e a entomofauna associada.

Atuação

Bioecologia de Parasitos Bovinos

Identificação de espécies, dinâmica populacional e controle de moscas e carrapatos de interesse médico-veterinário.

Bioecologia de insetos fimícolas

Identificação de espécies, dinâmica populacional e avaliação quanto ao potencial uso como controladores biológicos de pragas bovinas.

Pragas-chaves da ciganinha, Memora peregrina

Identificação de espécies, dinâmica populacional e avaliação quanto ao uso potencial como controladores de M. peregrina.

Área de Conhecimento

Ciências Biologicas » Zoologia » Zoologia Aplicada » Conservação das Espécies Animais

Palavras-chave

Amblyomma humerale, Anocentor nitens, Boophilus microplus, Calliphoridae, Cartão Postal, Chrysomya, Cochliomyia hominivorax, Coleoptera Scarabaeidae, Comitê científico, Comitê de Publicações, Controle químico, Dermatobia hominis, Didelphis albiventris, Eumorpha labruscae, Fanniidae, Gado de Corte, Gambá, Geochelone carbonaria, História, Hymenoptera, INSETOS PARASITOIDES, Iniciação Científica, Ixodes loricatus, Jornada Científica, Lipoptena mazamae, Mato Grosso do Sul, Mazama americana, Megaselia scalaris, Melia azedarach, Memora peregrina, Memória Embrapa, Musca domestica, Muscidae, Notificação de ocorrência, Pantanal, Pesquisa e Desenvolvimento, Pragas rurais, Puma concolor, Quirópteros, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, Stomoxys calcitrans, Transferência de Tencnologias, Trypanosoma vivax, acaricidas, armadilhas, artrópodes edáficos, besouros coprófagos, besouros necrófagos, biocontrole, bioecologia, bioensaios, biografia, biologia, bovinos., cana-de-açúcar, carrapato, ciclo evolutivo, cigarrinhas-das-pastagens, competição de cultivares, controle cultural, controle integrado, couro bovino, dano econômico, desenvolvimento embrionario, diapausa, dinâmica populacional, dípteros hematófagos, educação continuada, epidemiologia, escorpiões, especies ocorrentes, evento, eventos, fauna silvestre, fitoterápicos, insetos pragas, manejo integrado, massas fecais, mata ciliar, memórias, miíases, mosca-dos-chifres, mosca-dos-estábulos, moscas, moscas-das-frutas, música regional, onça, ovinos, parasitologia, pragas de pastagens, produção animal, qualidade da agua, raiva, religião, resistência à pesticidas, sanidade animal, sazonalidade, saúde pública, segurança no trabalho, serrapilheira, sinantrópicas, surtos, sustentabilidade, tabanídeos, usina sucroalcooleira, vacinas e vinhaça/vinhoto

Projetos

SCTRAP

Desenvolvimento de armadilhas para controle integrado da mosca-dos-estábulos

2018-2020

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros e Paulo Henrique Duarte Cancado.

TICKVAC

Desenvolvimento de vacina contra o carrapato-do-boi Rhipicephalus (Boophilus) microplus baseada na vacinologia reversa

2014-2018

Com Jacqueline Cavalcante de Barros e Renato Andreotti e Silva.

MOSCALERTA

Plataforma de monitoramento de populações de mosca-dos-estábulos e alertas para surtos

2015-2017

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Camilo Carromeu, Carolina Castilho Dias, Joao Batista Catto, Paulo Henrique Duarte Cancado e Rodrigo Carvalho Alva.

Surtos da mosca dos estábulos vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas sucroalcooleiras. Atualmente as atividades sulcroalcooleira e pecuária estão encontrando enormes dificuldades de crescimento em função dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes dos surtos de S. calcitrans. Os surtos desta mosca já atingem seis estados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Os prejuízos diretos para o produtor de gado de corte são de aproximadamente 20%, enquanto para os produtores de leite o prejuízo chega aos 60% durante os surtos. Para as usinas os prejuízos são indiretos e difíceis de serem mensurados. Para solucionar o problema em curto prazo e, consequentemente, minimizar os surtos, o presente projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma de monitoramento e alertas para surtos de forma automatizada. A plataforma de monitoramento será composta por um conjunto de sistemas interdependentes que vão proporcionar o processamento e análise de um grande número de amostras de forma rápida. O resultado das análises será o alerta para os surtos. Além da sua aplicação direta para o monitoramento da mosca-dos-estábulos, a tecnologia poderá ser adaptada para outras pragas, o que a torna aplicável à praticamente todas as culturas agrícolas e pecuárias. Espera-se, através do desenvolvimento dessa plataforma de monitoramento, promover ganhos de eficiência no controle da mosca-dos-estábulos e na prevenção dos surtos, levando à redução dos prejuízos diretos e indiretos decorrentes da praga. 

PECUS

Gestão do Projeto Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção da agropecuária brasileira

2011-2016

Com Alexandre Romeiro de Araujo, Armindo Neivo Kichel, Denise Baptaglin Montagner, Fernando Paim Costa, Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, Manuel Claudio Motta Macedo, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Roberto Giolo de Almeida, Rodiney de Arruda Mauro, Rodrigo da Costa Gomes, Sergio Raposo de Medeiros, Valdemir Antonio Laura e Valeria Pacheco Batista Euclides.

O Projeto PECUS avalia a dinâmica de gases de efeito estufa (GEE) e o balanço de Carbono (C) em sistemas de produção agropecuários de seis Biomas do Brasil (Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa, Amazônico e Cerrado). No formato rede de pesquisa, é fruto da ação conjunta de várias instituições, reunindo mais de 300 pesquisadores no Brasil e no exterior. . A pesquisa contribuirá para para a competitividade e sustentabilidade da pecuária brasileira, por meio do desenvolvimento e organização de pesquisas que estimem a participação dos sistemas de produção agropecuários na dinâmica de GEE, visando identificar alternativas de mitigação e subsidiar políticas públicas. O projeto também colabora para o aprimoramento de normas e mecanismos de garantia da qualidade, da segurança e da rastreabilidade dos produtos pecuários.

STOMOXYS

Estudos sobre bioecologia e alternativas de controle visando estabelecer proposta para o manejo integrado da mosca-dos-estábulos no Mato Grosso do Sul

2011-2014

Com Antonio Thadeu Medeiros de Barros, Joao Batista Catto e Paulo Henrique Duarte Cancado.

A mosca dos estábulos, Stomoxys calcitrans L. (Diptera: Muscidae) parasita especialmente equinos e bovinos e, em situações específicas, pode parasitar outros mamíferos inclusive o homem. Para a bovinocultura, os prejuízos diretos variam de 10 a 30% de redução no ganho de peso ou até 50% de redução na produção de leite. Pelo fato de possuir hábito alimentar intermitente, esta mosca também é descrita como vetor mecânico de algumas importantes enfermidades para bovinos e equinos. Surtos da mosca-dos-estábulos, S. calcitrans, vêm causando prejuízos para os produtores de gado situados nas proximidades de usinas de cana-de-açúcar na região sul de Mato Grosso do Sul, que são frequentemente incriminadas pelos produtores locais como a fonte primária destes surtos. Através do projeto, foram determinados aspectos importantes sobre a biologia de S. calcitrans neste sistema agroecológico singular, informação necessária para o conhecimento preciso das reais causas dos surtos, o que possibilitará o desenvolvimento de programas de controle efetivos. O projeto viabilizou, ainda, a formação de agentes multiplicadores para a capacitação de técnicos sobre as tecnologias disponíveis no controle da mosca-dos-estábulos, além de possibilitar o avanço no conhecimento sobre a epidemiologia e aspectos sazonais desta praga e sua relação com a atividade sulcroalcooleira. 

Formação Acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)

Setor de Ciências Biológicas

1989-1992

Curso Técnico-Especializante em

Escola Estadual de 2 Grau Dr. Joao Simplicio Alves de Carvalho

1969-1971

Idiomas

Inglês

Compreende bem, fala razoavelmente, lê bem e escreve razoavelmente.

Espanhol

Compreende bem, fala pouco, lê bem e escreve razoavelmente.

Alemão

Compreende razoavelmente, fala razoavelmente, lê pouco e escreve pouco.

Última atualização em 18-09-2015 16:34:30.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.