Embrapa Gado de Corte
Luiz Otavio Campos da Silva

Luiz Otávio Campos da Silva

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Enviar e-Mail de Contato

(67) 3368-2032

Cartão de Visita

http://lattes.cnpq.br/9601424074985883

Embrapa Gado de Corte

Resumo

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1977), tendo sido monitor concursado do departamento de genética nos anos de 1976 e 1977; mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1980), com tese em melhoramento de gado de corte; doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1990), também com tese em melhoramento de gado de corte. Esteve em treinamento nas Universidades de Guelph/CA e Nebraska/USA no primeiro trimestre de 1996. Seu pós-doutorado de 2007 a 2009 foi na Universidade da Georgia. Tendo sido professor da Universidade Federal do Ceara nos anos de 1980 e 1981, em janeiro de 1982 ingressou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, exercendo até hoje a função de pesquisador da Embrapa Gado de Corte. É gerente do Arquivo Zootécnico Nacional do Zebu de Corte e do Programa Geneplus. Desempenha liderança e colaboração em diversos projetos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Corte. Tem experiência na área de Genética e Melhoramento Animal, com ênfase em genética quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética, seleção quantitativa e genômica, programas de melhoramento genético considerando os grupos genéticos de zebuínos, compostos, adaptados e cruzados. Colabora na formação acadêmica coorientando alunos junto às universidades UEM, UFMS e UFMG. Acrescente-se a isto a formação profissional no uso de ferramentas aplicadas na prática do melhoramento animal.

Área de Conhecimento

Ciências Biologicas » Genética » Genética Quantitativa

Palavras-chave

Altura da garupa, Avaliação Genômica, Bayesiana, Bos indicus, Bovino, Espessura da gordura, Ganho de peso, Genéticas quantitativa e molecular, Guzerath, GxE interaction, Limousin, MTDFREML, Melhoramento animal, Melhoramento genético, Nelore, Pantanal, Pesos e medidas, Raças, SNP, Simental, Zebu beef cattle, age of dam, ambiente, analise multivariada, avaliação genética, avaliação genética multirracial, beef cattle, bovino corte, bovino de corte, bovinos, bovinos de corte, bovinos de leite, brody, candidate genes, caracteristica reprodutiva, característica produtiva, características categóricas, circunferência escrotal, componentes de variância, conformacao frigorifica, contribuição direta, correlacao genetica, correlação, correlações genéticas, crescimento, critério de seleção, cruzamento, cruzamentos, dados categóricos, dados censurados, dados longitudinais, dados penalizados, days to gain 270 kg, desempenho, desenvolvimento, desmama, direct and maternal genetic effects, distância genética, diversidade genética, efeito direto, efeito genetico direto, efeito genético direto, efeito materno, efeitos aditivos, efeitos de meio, efeitos heteróticos, eficiência reprodutiva, environmental effects, escore corporal, espessura de gordura subcutânea, função de covariância, gado de corte, gain, ganho, ganho genético, ganhos genéticos, genetic analysis, genetic correlation, genetic evaluation, genetic parameters, genotype x environment, gompertz, growth weight, heifers, herdabilidade, heritability, heterozigose, idade ao parto, inferência Bayesiana, interacao, interação genótipo x ambiente, intervalo de geracao, least square, logístico, long-yearling weight, materno, maximum likelihood, melhoramento genético animal, modelo animal, modelo de limiar, modelo não-linear, multiple trait, multirracial, niveis de producao, nos, ocorrência de parição, parametros geneticos, parentesco, parámetro genético, parâmetro genético, parâmetros genéticos, pelame, peso, peso ajustado, peso al destete, peso ao sobreano, pesos, precocidade, principal components, produção, progresso genético, quadrados mínimos, qualidade da carne, random regression, raças taurinas adaptadas, reaction norm, regression analysis, reposicao de matrizes, selecao, selection, similaridade, simulacao, taurino adaptado, tendência genética, threshold model, touro jovem, transferencia embrionaria, ultrassom, ultrassonografia, umbigo, variance components, von bertanlaffy, weaning weight, weight, zebu, zebuínos de corte, área de olho-de-lombo e índices de seleção

Projetos

MAXGEN

Integração de genética molecular e quantitativa na geração de tecnologias para o melhoramento genético de gado de corte

2016-2019

Com Andrea Alves do Egito, Fabiane Siqueira e Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva.

MAXITT

Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina

2015-2019

Com Andrea Alves do Egito, Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Camilo Carromeu, Dalizia Montenario de Aguiar, Edson Espindola Cardoso, Erno Suhre, Fabiane Siqueira, Filipe Toscano de Brito Simoes Correa, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Luiz Antonio Dias Leal, Mariana de Aragao Pereira, Paulo Roberto Duarte Paes, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, Rodrigo Carvalho Alva, Rodrigo da Costa Gomes e Thais Basso Amaral.

A pecuária de corte brasileira experimentou uma verdadeira revolução em pouco mais de 40 anos. De uma condição de insegurança alimentar e dependência externa, o país passou a ocupar a posição de maior exportador mundial de carne bovina, mesmo depois de usar para abastecimento do mercado interno cerca de 80% da produção total. Esse progresso foi alcançado pelo trabalho dos produtores, no campo, em interação com os demais segmentos da cadeia produtiva, a partir da utilização das tecnologias geradas pela pesquisa, com significativa participação da Embrapa. Essa realidade histórica é uma demonstração inequívoca do sucesso da filosofia de trabalho adotada pela empresa, desde a sua fundação, pela qual a pesquisa é concebida e realizada num contexto de sistema de produção de forma que só se completa ao ter os resultados aplicados pelo produtor. Este, por sua vez, e outros segmentos relacionados (associações de criadores, rede de assistência técnica oficial e privada, indústria frigorífica, centrais de inseminação artificial e de biotécnicas reprodutivas, dentre outros), constituem fontes de novas demandas de pesquisa, reiniciando-se o ciclo. Assim sendo, embora num cenário atual bastante favorável, em função da crescente demanda mundial e do mercado interno pelo produto, outros desafios vão surgindo, especialmente, aqueles relacionados à qualidade da carne e eficiência alimentar dos animais, em sistemas de produção mais equilibrados do ponto de vista energético e ambiental. Nesse contexto, o objetivo central desse projeto é desenvolver e aprimorar ações de transferência de tecnologia e de comunicação empresarial na área de melhoramento genético. Para seu alcance, o projeto foi delineado de forma a atender, o mais amplamente possível, diferentes atores e segmentos da cadeia produtiva. 

MAXISEL

Elaboração de estratégias e índices de seleção aplicados em gado de corte com abordagem econômica e ambiental

2015-2018

Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Davi Jose Bungenstab, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Guilherme Cunha Malafaia e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.

O projeto tem como foco a coleta e a geração/ampliação de bases de dados de raças zebuínas, taurinas, adaptadas e compostas visando à disponibilização de informações técnicas para identificar indivíduos geneticamente superiores para a produção sustentável de carne bovina, em sintonia com os sistemas de produção característicos de diferentes ecossistemas do País. Estratégias e ferramentas de identificação de genótipos superiores, estabelecidos junto aos selecionadores, devem estar inseridas em programas de melhoramento genético de bovinos de corte, com clara definição de objetivos e correta coleta de dados produzindo estimativas de valores genéticos de qualidade e possibilitando as práticas de seleção e acasalamento. Sendo assim, este projeto fará coletas de dados padronizadas e sistêmicas realizadas em duas vertentes. A primeira incluirá registros inerentes aos animais relativos aos pedigrees e às características de desempenho produtivo e reprodutivo, assim como a coleta de material biológico para extração de DNA que possibilitará a genotipagem dos animais para estudos com vistas à seleção genômica e estudos de associação de genômica ampla. A segunda vertente incluirá registros dos sistemas de produção considerando seus custos e receitas, assim como consumo de recursos naturais manufaturados ou não.

GENSEQ

Rede de Seqüenciamento de Genomas para Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras para a Pecuária Brasileira

2011-2015

Com Fabiane Siqueira, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.

SISGENE

Abordagem genômica como estratégia para produção sustentável de carne bovina na região do Brasil Pecuário.

2012-2014

Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Fabiane Siqueira, Gelson Luis Dias Feijo, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, Marcos Vinicius Gualberto Barbosa da Silva, Roberto Augusto de Almeida Torres Junior e Sergio Raposo de Medeiros.

PARCERGEN

Estratégias e ferramentas para a identificação e uso de genótipos melhoradores na produtividade sustentável da carne bovina

2012-2014

Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Fabiane Siqueira, Marilene Veiga Miranda Fonseca, Paulo Roberto Duarte Paes e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.

BEH

Ferramentas para o melhoramento genético de bovinos das raças Hereford e Braford no sul do Brasil

2012-2014

Os programas de melhoramento animal tem o papel chave para a pecuária de identificar animais mais produtivos e competitivos, que atendam as diversas exigências do mercado. A Embrapa vem prestando assessoramento técnico ao Programa de Avaliação Genética PampaPlus desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), desde o início do programa em 2009. Além da efetiva participação e engajamento dos criadores, são fatores primordiais para o sucesso desses programas: a definição das características que precisam ser melhoradas e suas ponderações; a qualidade dos dados de desempenho e genealógicos coletados; a precisão dos modelos adotados para cálculo dos valores genéticos e a efetiva utilização dos resultados obtidos para realizar a seleção e direcionar os sistemas de acasalamentos. O objetivo geral do presente projeto, liderado pelo pesquisador Marcos Jun Iti Yokoo, foi desenvolver conhecimentos e ferramentas tecnológicas contemplando esses quatro fatores primordiais para aprimorar e acelerar o melhoramento genético das raças Hereford e Braford criados no sul do Brasil. Com isso, pretende-se futuramente, disponibilizar índices de seleção econômicos estimados para cada sistema de produção, que pode variar entre os biomas Pampa e Mata Atlântica, micro-regiões, raças, entre outros fatores. No projeto, foram formulados índices econômicos de seleção, aliando características de crescimento, reprodutivas e de carcaça, por meio de ponderadores econômicos. Também buscou-se garantir que a ênfase de seleção fosse proporcional à importância econômica de cada uma das características nos programas de melhoramento genético, garantindo, desta forma, o progresso genético dos rebanhos direcionados a maiores lucratividades dos sistemas e democratizando o acesso ao material genético de qualidade superior. Os conhecimentos e ferramentas tecnológicas para aprimorar o melhoramento genético das duas raças foram disseminados para o setor produtivo por meio da disponibilização de duas ferramentas online. A primeira para derivação de objetivos de seleção e índices econômicos personalizados para seleção de touros que maximizem o resultado econômico do sistema de produção. E a segunda, para melhorar a qualidade dos dados cadastrados, integrando registros de desempenho coletados pelo PampaPlus com a base de registros genealógicos da ABHB."

BDADOS

Genética de populações como suporte para a identificação de genótipos superiores para a melhoria da produtividade dos rebanhos e da qualidade da carne bovina

2007-2010

Com Andrea Gondo, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa e Roberto Augusto de Almeida Torres Junior.

ENEAB

EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS, EFICIÊNCIA ALIMENTAR E TAXA DE TERMINAÇÃO DE BOVINOS NA PÓS-DESMAMA PROVENIENTES DE DOIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO

2007-2009

Com Roberto Augusto de Almeida Torres Junior e Sergio Raposo de Medeiros.

Formação Acadêmica

Pós-Doutorado em

University of Georgia

2007-2009

Doutorado em Genética e Melhoramento

Universidade Federal de Viçosa

1985-1990

Mestrado em Zootecnia

Departamento de Zootecnia

1978-1980

Graduação em Zootecnia

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

1974-1977

Idiomas

Inglês

Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve razoavelmente.

Francês

Compreende razoavelmente, fala razoavelmente, lê razoavelmente e escreve nao_informado.

Espanhol

Compreende bem, fala bem, lê bem e escreve nao_informado.

Última atualização em 04-02-2016 15:20:08.

Powered by Pandora from PLEASE Lab.